Campanha intensificada segue até dezembro com ações na CCZ e visitas domiciliares para alcançar a meta de imunização
Capital vacina mais de 1.500 cães e gatos contra raiva no feriado
Foto: Divulgação

Clique e ouça a matéria

A Prefeitura de Campo Grande rea­li­zou, nes­ta quar­ta-fei­ra (20), a mai­or cam­pa­nha de vaci­na­ção con­tra a rai­va já pro­mo­vi­da na cida­de. Aproveitando o feri­a­do, 1.586 cães e gatos foram vaci­na­dos em 11 pon­tos de imu­ni­za­ção, incluin­do 10 uni­da­des de saú­de e a Praça Ari Coelho. Entre os vaci­na­dos, 1.209 eram cães e 377, gatos.

A mobi­li­za­ção con­tou com 30 pro­fis­si­o­nais, entre ser­vi­do­res muni­ci­pais e estu­dan­tes de Medicina Veterinária da UFMS, que atu­a­ram das 8h às 15h. A cam­pa­nha segue até o final de dezem­bro, com aten­di­men­to na sede da Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ) e visi­tas domi­ci­li­a­res rea­li­za­das por agen­tes de saú­de.

O vigia Davison Rabelo apro­vei­tou a ação para vaci­nar seu cão Buck. “Eu tinha pen­sa­do em levá-lo à CCZ, mas a vaci­na do lado de casa faci­li­tou mui­to. Foi óti­mo”, afir­mou.

Sobre a Raiva

A rai­va é uma doen­ça viral gra­ve, trans­mi­ti­da por mor­di­das, arra­nhões ou lam­bi­das de mamí­fe­ros infec­ta­dos. O vírus, do gêne­ro Lyssavirus, cau­sa ence­fa­li­te agu­da, com uma taxa de leta­li­da­de pró­xi­ma de 100% sem o tra­ta­men­to ade­qua­do.

A meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é erra­di­car os casos de rai­va huma­na pela vari­an­te cani­na até 2030. Entre 2010 e 2024, o Brasil regis­trou 48 casos de rai­va huma­na, dos quais ape­nas dois resul­ta­ram em sobre­vi­vên­cia.

Em Campo Grande, cer­ca de 5.000 aten­di­men­tos pro­fi­lá­ti­cos são rea­li­za­dos anu­al­men­te, com apli­ca­ção de 4.500 doses de vaci­na em pes­so­as expos­tas ao vírus. O aten­di­men­to antir­rá­bi­co huma­no é exclu­si­vo do SUS, dis­po­ní­vel nas UPAs e Centros Regionais de Saúde (CRSs), com des­ta­que para o CRS Nova Bahia.

Campanha de Vacinação 2023

A vaci­na­ção con­tra a rai­va em Campo Grande ini­ci­ou-se em 1º de agos­to, com visi­tas a mais de 170 mil imó­veis. Porém, 46% das resi­dên­ci­as esta­vam fecha­das, difi­cul­tan­do o alcan­ce da meta do Ministério da Saúde de imu­ni­zar 80% dos ani­mais.

“Por isso, inten­si­fi­ca­mos a cam­pa­nha com equi­pes nas uni­da­des de saú­de nes­te feri­a­do, e ela segui­rá até dezem­bro”, expli­cou Maria Aparecida Cunha, che­fe do Serviço de Controle da Raiva e Outras Zoonoses da CCZ.

Até o momen­to, 65.844 cães e 23.231 gatos foram vaci­na­dos na cida­de, tota­li­zan­do 89.075 ani­mais. A meta é imu­ni­zar 179.620 cães e 89.810 gatos.

A vaci­na­ção per­ma­ne­ce dis­po­ní­vel na sede da CCZ, loca­li­za­da na Avenida Filinto Müller, 1.601, Vila Ipiranga. O aten­di­men­to ocor­re de segun­da a sex­ta-fei­ra, das 7h às 21h, e nos finais de sema­na e feri­a­dos, das 6h às 22h.

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA