A Prefeitura de Campo Grande realizou, nesta quarta-feira (20), a maior campanha de vacinação contra a raiva já promovida na cidade. Aproveitando o feriado, 1.586 cães e gatos foram vacinados em 11 pontos de imunização, incluindo 10 unidades de saúde e a Praça Ari Coelho. Entre os vacinados, 1.209 eram cães e 377, gatos.
A mobilização contou com 30 profissionais, entre servidores municipais e estudantes de Medicina Veterinária da UFMS, que atuaram das 8h às 15h. A campanha segue até o final de dezembro, com atendimento na sede da Coordenadoria de Controle de Zoonoses (CCZ) e visitas domiciliares realizadas por agentes de saúde.
O vigia Davison Rabelo aproveitou a ação para vacinar seu cão Buck. “Eu tinha pensado em levá-lo à CCZ, mas a vacina do lado de casa facilitou muito. Foi ótimo”, afirmou.
Sobre a Raiva
A raiva é uma doença viral grave, transmitida por mordidas, arranhões ou lambidas de mamíferos infectados. O vírus, do gênero Lyssavirus, causa encefalite aguda, com uma taxa de letalidade próxima de 100% sem o tratamento adequado.
A meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) é erradicar os casos de raiva humana pela variante canina até 2030. Entre 2010 e 2024, o Brasil registrou 48 casos de raiva humana, dos quais apenas dois resultaram em sobrevivência.
Em Campo Grande, cerca de 5.000 atendimentos profiláticos são realizados anualmente, com aplicação de 4.500 doses de vacina em pessoas expostas ao vírus. O atendimento antirrábico humano é exclusivo do SUS, disponível nas UPAs e Centros Regionais de Saúde (CRSs), com destaque para o CRS Nova Bahia.
Campanha de Vacinação 2023
A vacinação contra a raiva em Campo Grande iniciou-se em 1º de agosto, com visitas a mais de 170 mil imóveis. Porém, 46% das residências estavam fechadas, dificultando o alcance da meta do Ministério da Saúde de imunizar 80% dos animais.
“Por isso, intensificamos a campanha com equipes nas unidades de saúde neste feriado, e ela seguirá até dezembro”, explicou Maria Aparecida Cunha, chefe do Serviço de Controle da Raiva e Outras Zoonoses da CCZ.
Até o momento, 65.844 cães e 23.231 gatos foram vacinados na cidade, totalizando 89.075 animais. A meta é imunizar 179.620 cães e 89.810 gatos.
A vacinação permanece disponível na sede da CCZ, localizada na Avenida Filinto Müller, 1.601, Vila Ipiranga. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e nos finais de semana e feriados, das 6h às 22h.