Atividades gratuitas incluem confecção de colares, roda de conversa sobre ancestralidade e oficina de danças negras
Arte nas Estações celebra Consciência Negra com oficinas e roda de conversa
Foto: Divulgação

Clique e ouça a matéria

Hoje, quar­ta-fei­ra, 20 de novem­bro, o pro­je­to Arte nas Estações pro­mo­ve uma pro­gra­ma­ção espe­ci­al em home­na­gem ao Dia da Consciência Negra no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande (MS). As ati­vi­da­des con­ti­nu­am ama­nhã, quin­ta-fei­ra (21), com uma ofi­ci­na de dan­ça. A cele­bra­ção inte­gra a expo­si­ção “Entre o céu e a ter­ra”, que reú­ne 87 obras de 19 artis­tas auto­di­da­tas, e fica em car­taz até 7 de dezem­bro.

O pro­je­to, ide­a­li­za­do por Fabio Szwarcwald com cura­do­ria de Ulisses Carrilho, é via­bi­li­za­do pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e con­ta com o patro­cí­nio mas­ter da Energisa.

Programação desta quarta-feira

  • Oficina de Construção de Colares e Guias
    Horário: Das 9h30 às 10h30
    A ofi­ci­na explo­ra a con­fec­ção de cola­res, pul­sei­ras e gui­as de miçan­gas, ele­men­tos com dimen­sões sagra­das nas reli­giões de matriz afri­ca­na. Durante a ati­vi­da­de, os par­ti­ci­pan­tes tam­bém dia­lo­gam sobre reli­gi­o­si­da­de, res­sig­ni­fi­ca­ção e resis­tên­cia cul­tu­ral.
  • Roda de con­ver­sa: “De onde eu vim, pra onde eu vou: cami­nhar na ances­tra­li­da­de”
    Horário: Das 14h às 16h
    Conduzida por Jéssika Rabello, a roda de con­ver­sa inclui um ritu­al de escal­da-pés com ervas como camo­mi­la, ale­crim e lavan­da. Durante o momen­to, os par­ti­ci­pan­tes com­par­ti­lham expe­ri­ên­ci­as e refle­xões sobre ances­tra­li­da­de, auto­cui­da­do e resis­tên­cia, pro­mo­ven­do tro­cas enri­que­ce­do­ras.
Arte nas Estações celebra Consciência Negra com oficinas e roda de conversa
Foto: Divulgação

Programação de quinta-feira

  • Oficina de dan­ça: “Entre o céu e a ter­ra, o mar: negros dan­ça­res com memó­ri­as da tra­ves­sia”
    Horário: Das 18h às 20h
    Ministrada por Rose Mendonça e Aline SerzeVilaça, a ofi­ci­na de dan­ças negras incor­po­ra esti­los como dan­ça afro-con­tem­po­râ­nea e afro jazz. Baseada em con­cei­tos de ances­tra­li­da­de e memó­ria, con­vi­da os par­ti­ci­pan­tes a explo­rar como a his­tó­ria da tra­ves­sia afri­ca­na se mani­fes­ta nos cor­pos e nas expres­sões cul­tu­rais.

Exposição “Entre o céu e a terra”

A expo­si­ção, que per­ma­ne­ce aber­ta até 7 de dezem­bro, reú­ne obras de artis­tas auto­di­da­tas e pro­mo­ve refle­xões sobre iden­ti­da­des e memó­ri­as.

Horários de visi­ta­ção:

  • De ter­ça a sába­do, das 9h às 18h (quin­ta-fei­ra, horá­rio esten­di­do até 20h).
Arte nas Estações celebra Consciência Negra com oficinas e roda de conversa
Foto: Divulgação

Sobre o projeto

O Arte nas Estações é uma rea­li­za­ção da A‑Ponte e Ikigai Produções, em par­ce­ria com o Instituto Energisa, Ministério da Cultura e Governo Federal. O pro­gra­ma edu­ca­ti­vo con­ta com o apoio do Fundo de Filantropia da Família Hees e Instituto 3C.

Todas as ati­vi­da­des são gra­tui­tas e indi­ca­das para todas as ida­des. Mais infor­ma­ções estão dis­po­ní­veis no site www.artenasestacoes.com.br e no Instagram @artenasestacoes.

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA