Hoje, quarta-feira, 20 de novembro, o projeto Arte nas Estações promove uma programação especial em homenagem ao Dia da Consciência Negra no Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande (MS). As atividades continuam amanhã, quinta-feira (21), com uma oficina de dança. A celebração integra a exposição “Entre o céu e a terra”, que reúne 87 obras de 19 artistas autodidatas, e fica em cartaz até 7 de dezembro.
O projeto, idealizado por Fabio Szwarcwald com curadoria de Ulisses Carrilho, é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio master da Energisa.
Programação desta quarta-feira
- Oficina de Construção de Colares e Guias
Horário: Das 9h30 às 10h30
A oficina explora a confecção de colares, pulseiras e guias de miçangas, elementos com dimensões sagradas nas religiões de matriz africana. Durante a atividade, os participantes também dialogam sobre religiosidade, ressignificação e resistência cultural. - Roda de conversa: “De onde eu vim, pra onde eu vou: caminhar na ancestralidade”
Horário: Das 14h às 16h
Conduzida por Jéssika Rabello, a roda de conversa inclui um ritual de escalda-pés com ervas como camomila, alecrim e lavanda. Durante o momento, os participantes compartilham experiências e reflexões sobre ancestralidade, autocuidado e resistência, promovendo trocas enriquecedoras.
Programação de quinta-feira
- Oficina de dança: “Entre o céu e a terra, o mar: negros dançares com memórias da travessia”
Horário: Das 18h às 20h
Ministrada por Rose Mendonça e Aline SerzeVilaça, a oficina de danças negras incorpora estilos como dança afro-contemporânea e afro jazz. Baseada em conceitos de ancestralidade e memória, convida os participantes a explorar como a história da travessia africana se manifesta nos corpos e nas expressões culturais.
Exposição “Entre o céu e a terra”
A exposição, que permanece aberta até 7 de dezembro, reúne obras de artistas autodidatas e promove reflexões sobre identidades e memórias.
Horários de visitação:
- De terça a sábado, das 9h às 18h (quinta-feira, horário estendido até 20h).
Sobre o projeto
O Arte nas Estações é uma realização da A‑Ponte e Ikigai Produções, em parceria com o Instituto Energisa, Ministério da Cultura e Governo Federal. O programa educativo conta com o apoio do Fundo de Filantropia da Família Hees e Instituto 3C.
Todas as atividades são gratuitas e indicadas para todas as idades. Mais informações estão disponíveis no site www.artenasestacoes.com.br e no Instagram @artenasestacoes.