O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) emitiu um alerta sobre um golpe envolvendo mensagens SMS que informam sobre suposta suspensão de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Na tentativa de fraude, os golpistas enviam uma notificação falsa afirmando que a CNH do destinatário está em processo de suspensão e direcionam o usuário a uma página semelhante ao site GOV.BR, do Governo Federal. Na página falsa, ao preencher os dados, a vítima visualiza supostas informações de infrações, valores pendentes e um botão para “regularizar” a situação.
Em Mato Grosso do Sul, casos iniciais foram registrados em Nova Andradina, onde pelo menos dez pessoas relataram o recebimento do SMS fraudulento e duas vítimas efetuaram pagamentos de R$ 119 e R$ 193, acreditando que estavam regularizando pendências.
O diretor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira, reforça que o órgão não realiza cobranças nem solicita informações por SMS. “As notificações do Detran-MS são realizadas por edital em Diário Oficial do Estado, por correspondência via Correios ou pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para quem utiliza o aplicativo Carteira Digital de Trânsito”, esclarece.
O Detran-MS orienta os motoristas a utilizarem apenas canais oficiais para qualquer dúvida ou consulta, como o Portal de Serviços Meu Detran, o aplicativo Detran MS, a Central de Informações (154 para a Capital e 67 3368–0500 para o interior) ou ainda em uma das 94 agências do Detran-MS espalhadas pelo estado.
Esse golpe já foi registrado em outros estados brasileiros, incluindo Espírito Santo (ES), Mato Grosso (MT), São Paulo (SP) e Paraíba (PB), reforçando a necessidade de precaução ao receber mensagens suspeitas.
Fonte: Detran-MS