Golpistas enviam mensagens em nome do Detran-MS simulando penalidades para obter dados e pagamentos indevidos
Detran-MS alerta para golpe de suspensão de CNH via SMS falso
Foto: Divulgação/Detran-MS

Clique e ouça a matéria

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) emi­tiu um aler­ta sobre um gol­pe envol­ven­do men­sa­gens SMS que infor­mam sobre supos­ta sus­pen­são de CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Na ten­ta­ti­va de frau­de, os gol­pis­tas envi­am uma noti­fi­ca­ção fal­sa afir­man­do que a CNH do des­ti­na­tá­rio está em pro­ces­so de sus­pen­são e dire­ci­o­nam o usuá­rio a uma pági­na seme­lhan­te ao site GOV.BR, do Governo Federal. Na pági­na fal­sa, ao pre­en­cher os dados, a víti­ma visu­a­li­za supos­tas infor­ma­ções de infra­ções, valo­res pen­den­tes e um botão para “regu­la­ri­zar” a situ­a­ção.

Em Mato Grosso do Sul, casos ini­ci­ais foram regis­tra­dos em Nova Andradina, onde pelo menos dez pes­so­as rela­ta­ram o rece­bi­men­to do SMS frau­du­len­to e duas víti­mas efe­tu­a­ram paga­men­tos de R$ 119 e R$ 193, acre­di­tan­do que esta­vam regu­la­ri­zan­do pen­dên­ci­as.

O dire­tor de Habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando Ferreira, refor­ça que o órgão não rea­li­za cobran­ças nem soli­ci­ta infor­ma­ções por SMS. “As noti­fi­ca­ções do Detran-MS são rea­li­za­das por edi­tal em Diário Oficial do Estado, por cor­res­pon­dên­cia via Correios ou pelo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para quem uti­li­za o apli­ca­ti­vo Carteira Digital de Trânsito”, escla­re­ce.

O Detran-MS ori­en­ta os moto­ris­tas a uti­li­za­rem ape­nas canais ofi­ci­ais para qual­quer dúvi­da ou con­sul­ta, como o Portal de Serviços Meu Detran, o apli­ca­ti­vo Detran MS, a Central de Informações (154 para a Capital e 67 3368–0500 para o inte­ri­or) ou ain­da em uma das 94 agên­ci­as do Detran-MS espa­lha­das pelo esta­do.

Esse gol­pe já foi regis­tra­do em outros esta­dos bra­si­lei­ros, incluin­do Espírito Santo (ES), Mato Grosso (MT), São Paulo (SP) e Paraíba (PB), refor­çan­do a neces­si­da­de de pre­cau­ção ao rece­ber men­sa­gens sus­pei­tas.

Fonte: Detran-MS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA