Deputado defende proposta que visa equilibrar vida profissional e pessoal com redução da jornada de trabalho em Mato Grosso do Sul.
Pedro Kemp propõe debate sobre redução da jornada de trabalho em MS
Foto: Wagner Guimarães/ALEMS

Clique e ouça a matéria

Na ses­são des­ta ter­ça-fei­ra (12), o depu­ta­do esta­du­al Pedro Kemp (PT) des­ta­cou a impor­tân­cia de deba­ter a redu­ção da jor­na­da de tra­ba­lho em Mato Grosso do Sul como uma medi­da para pro­mo­ver mai­or equi­lí­brio entre a vida pro­fis­si­o­nal e pes­so­al. Segundo Kemp, essa mudan­ça é essen­ci­al para dar mais qua­li­da­de de vida aos tra­ba­lha­do­res e redu­zir os impac­tos nega­ti­vos na saú­de men­tal e no bem-estar.

Kemp apre­sen­tou uma Moção de Apoio à pro­pos­ta da depu­ta­da fede­ral Erika Hilton (PSOL-SP), que pro­põe o fim da esca­la de tra­ba­lho 6x1, per­mi­tin­do mais tem­po de des­can­so para os tra­ba­lha­do­res. “Esse pro­je­to teve iní­cio com a mobi­li­za­ção do movi­men­to VAT, Vida Além do Trabalho, lide­ra­do pelo vere­a­dor Rick Azevedo, do Rio de Janeiro. A pro­pos­ta de Emenda Constitucional (PEC), apoi­a­da por 1,3 milhão de pes­so­as, visa atu­a­li­zar as leis tra­ba­lhis­tas, que foram esta­be­le­ci­das ain­da no gover­no Getúlio Vargas, em 1943”, expli­ca o depu­ta­do.

O par­la­men­tar lem­brou os avan­ços his­tó­ri­cos da legis­la­ção tra­ba­lhis­ta bra­si­lei­ra, que atu­al­men­te defi­ne a jor­na­da sema­nal de tra­ba­lho em até 44 horas, dis­tri­buí­das em uma esca­la de seis dias con­se­cu­ti­vos com um dia de des­can­so. Kemp res­sal­tou que, ape­sar das con­quis­tas, é neces­sá­rio dis­cu­tir novas for­mas de tra­ba­lho que favo­re­çam a saú­de men­tal e a qua­li­da­de de vida dos tra­ba­lha­do­res.

Kemp men­ci­o­nou ain­da expe­ri­ên­ci­as inter­na­ci­o­nais onde a jor­na­da sema­nal foi redu­zi­da para qua­tro dias, sem pre­juí­zo sala­ri­al, o que trou­xe bons resul­ta­dos em pro­du­ti­vi­da­de e satis­fa­ção. “Reduzir a jor­na­da de tra­ba­lho não sig­ni­fi­ca redu­zir a pro­du­ti­vi­da­de”, afir­ma. “Estudos mos­tram que, ao terem mais tem­po para des­can­sar e se dedi­car à famí­lia, ao espor­te, à cul­tu­ra e ao lazer, os tra­ba­lha­do­res se tor­nam mais efi­ci­en­tes e moti­va­dos.”

Para o depu­ta­do, o momen­to é pro­pí­cio para repen­sar o papel do tra­ba­lho e ado­tar novas prá­ti­cas que aten­dam às mudan­ças do mer­ca­do e às neces­si­da­des de bem-estar dos tra­ba­lha­do­res e suas famí­li­as.

Fonte: ALEMS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA