Episódio #2 do Podcast Guia+Saúde traz a história de Karen Andrielly, jornalista e mãe atípica
Samuel, do hebraico, "nome de Deus". Para Karen, milagre de Deus. (Foto: Arquivo Pessoal)

Clique e ouça a matéria

Quem vê o sor­ri­so con­ta­gi­an­te, a deli­ca­de­za nos ges­tos e o jei­ti­nho de meni­na, não ima­gi­na o tama­nho da luta que ela car­re­ga com o títu­lo de mãe atí­pi­ca. Karen Andrielly, 38 anos, jor­na­lis­ta, mãe de três. Nesta segun­da-fei­ra (11), seu cora­ção está em fes­ta pelos nove anos do pri­mei­ro filho, Samuel, seu pri­mei­ro amor.

Do hebrai­co, nome de Deus, esse meni­no do risi­nho fácil e tími­do e um bom humor indes­cri­tí­vel, nas­ceu e já deu um bai­ta sus­to em todo mun­do. Samuel sofreu vári­as con­vul­sões logo após o par­to, che­gou a ficar oito horas pas­san­do pelo pro­ces­so até a médi­ca per­ce­ber o que esta­va acon­te­cen­do. O diag­nós­ti­co? Um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que, por “mila­gre de Deus”, não dei­xou seque­las cere­brais ou danos cog­ni­ti­vos.

O pri­mei­ro amor da Karen tem difi­cul­da­des moto­ras e sonhos tão gran­di­o­sos que per­pas­sam todas as limi­ta­ções. “Ele quer ser um gran­de atle­ta do fute­bol”, con­ta a mãe. Quer ser golei­ro e tem trei­na­do duro para isso.

Mas nem sem­pre foi assim, e os pas­sos da mãe atí­pi­ca con­ti­nu­am sen­do segui­dos com ati­vi­da­des mul­ti­dis­ci­pli­na­res, con­sul­tas, ses­sões de fisi­o­te­ra­pia, fono­au­dió­lo­go e tera­pia ocu­pa­ci­o­nal. Até che­gar aqui, o cami­nho da Karen com Samuel tem sido de mui­ta per­sis­tên­cia, tudo para garan­tir qua­li­da­de de vida e inde­pen­dên­cia a ele.

O Diário de uma Mãe Atípica ganhou espa­ço no site Guia MS Notícias, onde a jor­na­lis­ta con­ta a roti­na diá­ria do Samuel com a dor e a delí­cia des­sa mis­são que Karen enca­ra com mui­to afin­co e dedi­ca­ção exclu­si­va.

Nesta quin­ta-fei­ra (14), ela é con­vi­da­da espe­ci­al no Podcast Guia+Saúde, onde con­ta toda a his­tó­ria do Samuel e das difi­cul­da­des que uma mãe atí­pi­ca pas­sa para garan­tir o tra­ta­men­to do filho.

“Mãe atí­pi­ca é aque­la mãe de uma cri­an­ça com defi­ci­ên­cia, com algu­ma neces­si­da­de espe­ci­al. E essa mãe tá cri­an­do um espa­ço para ela e a soci­e­da­de pre­ci­sa ter um olhar mais huma­ni­za­do pra essa mãe. E é sobre isso que nós vamos falar”, foi assim que ela come­çou a entre­vis­ta que vai ao YouTube nes­ta quin­ta-fei­ra, às 20h.

As difi­cul­da­des invi­sí­veis para os olhos dos outros, como a fal­ta de cui­da­do con­si­go mes­ma, fazem par­te des­te rela­to que pro­me­te uma dis­cus­são mui­to séria e, ao mes­mo tem­po, des­con­traí­da, sobre o tema.

O Podcast Guia+Saúde vai ao ar pelo YouTube todas as quin­tas-fei­ras, a par­tir das 20h, e no Spotify, na sex­ta-fei­ra, às 6h.

SOBRE O AUTOR

Picture of Vivianne Nunes

Vivianne Nunes

Vivianne Nunes, jornalista, empresária VW Comunicação, radialista, apresentadora do programa Rádio Livre da FM 104,7 e do Podcast Guia +Saúde!

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA