Novo cronograma será informado pelo Inep ainda nesta semana
MEC vai antecipar divulgação do gabarito oficial do Enem
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Clique e ouça a matéria

O minis­tro da Educação, Camilo Santana, comu­ni­cou nes­te domin­go (10) que o gaba­ri­to ofi­ci­al do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divul­ga­do antes da data pre­vis­ta, ini­ci­al­men­te mar­ca­da para 20 de novem­bro. Segundo o minis­tro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) defi­ni­rá a nova data de publi­ca­ção nes­ta sema­na.

De acor­do com o cro­no­gra­ma, os resul­ta­dos finais do Enem serão divul­ga­dos em 13 de janei­ro de 2025. No segun­do dia de pro­vas, rea­li­za­do nes­te domin­go (10), os can­di­da­tos res­pon­de­ram às ques­tões de ciên­ci­as da natu­re­za e mate­má­ti­ca. No domin­go ante­ri­or, 3 de novem­bro, foram rea­li­za­das as pro­vas de lin­gua­gens e ciên­ci­as huma­nas.

Presença e abstenção

O segun­do dia do Enem con­tou com a pre­sen­ça de 69,4% dos ins­cri­tos, uma ligei­ra que­da em rela­ção ao pri­mei­ro dia, que teve 73,4% de com­pa­re­ci­men­to. A abs­ten­ção nes­te domin­go foi de 30,6%, infe­ri­or ao índi­ce regis­tra­do no segun­do dia do exa­me de 2023 (32%).

Em 2024, o Enem con­tou com mais de 4,3 milhões de ins­cri­tos, incluin­do um aumen­to sig­ni­fi­ca­ti­vo no núme­ro de con­cluin­tes do ensi­no médio de esco­las públi­cas, que subiu de 58% em 2023 para 94% nes­te ano. “Esse foi um esfor­ço fei­to pelo minis­té­rio, com apoio do pro­gra­ma Pé-de-Meia, garan­tin­do gra­tui­da­de na ins­cri­ção para alu­nos do ter­cei­ro ano do ensi­no médio. O Enem é fun­da­men­tal para o aces­so ao ensi­no supe­ri­or e a polí­ti­cas públi­cas”, afir­mou Camilo Santana.

Ocorrências e reaplicação das provas

Durante o segun­do dia de pro­vas, o Inep regis­trou a eli­mi­na­ção de 1,9 mil can­di­da­tos por vio­la­ção das regras do edi­tal, incluin­do uso de apa­re­lhos ele­trô­ni­cos e saí­da ante­ci­pa­da com o cader­no de pro­vas. Ocorrências de emer­gên­cia médi­ca e fal­ta de ener­gia soma­ram 1.037 regis­tros. No pri­mei­ro dia, 4.999 can­di­da­tos foram eli­mi­na­dos e ocor­re­ram 689 inci­den­tes.

Candidatos que per­de­ram a pro­va por pro­ble­mas logís­ti­cos ou de saú­de pre­vis­tos no edi­tal pode­rão soli­ci­tar a rea­pli­ca­ção entre os dias 11 e 15 de novem­bro. A rea­pli­ca­ção está pro­gra­ma­da para os dias 10 e 11 de dezem­bro.

A Importância do Enem

Criado para ava­li­ar o desem­pe­nho esco­lar ao final da edu­ca­ção bási­ca, o Enem é hoje o prin­ci­pal meio de ingres­so no ensi­no supe­ri­or do país, uti­li­za­do pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pelo Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições de ensi­no supe­ri­or, públi­cas e pri­va­das, uti­li­zam o exa­me como cri­té­rio de sele­ção. Além dis­so, o Enem é acei­to por ins­ti­tui­ções de Portugal, faci­li­tan­do o aces­so de estu­dan­tes bra­si­lei­ros ao ensi­no supe­ri­or no exte­ri­or.

Fonte: Agência Brasil

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA