A história em quadrinhos Garcia – Luta, Fé e Justiça, obra autoral do quadrinista e artista visual Olimpio Leme, foi lançada nesta quinta-feira (7) no Sindicato dos Bancários de Campo Grande. Com apoio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), a publicação narra a trajetória do pioneiro Januário Garcia Leal, o “Garcia Sete Orelhas”, um personagem lendário que teve sua vida marcada por honra, justiça e tragédias familiares no século XIX.
A inspiração de Olimpio Leme para a HQ nasceu ainda na infância, quando ouviu pela primeira vez a história de Garcia contada por seu pai. Desde então, o artista realizou cinco anos de pesquisa histórica para recriar a saga que também reflete as raízes e conflitos da formação da Região do Bolsão em Mato Grosso do Sul. “Essa história ficou marcada em mim desde a infância. É uma narrativa trágica e intensa que reflete os desafios e conflitos da época, especialmente na região que hoje é Mato Grosso do Sul”, comenta Olimpio.
Processo criativo e contexto histórico
A criação da HQ envolveu uma longa e detalhada pesquisa sobre o período e a inserção de elementos que contextualizam a história do estado. Olimpio explorou documentos históricos e relatos sobre a vida de Garcia Sete Orelhas, destacando também a presença dos povos originários e quilombolas na região. “A complexidade dessa história remonta a 1800 e toca em questões sensíveis. A intenção não é glamourizar as ações de Garcia, mas compreender como esses eventos moldaram a nossa história e o que podemos aprender com eles”, afirma o autor.
Para Olimpio, a obra transcende o registro histórico, resgatando a memória de conflitos que moldaram a cultura do estado. Ele explica que sua própria família viveu disputas de terra semelhantes às dos Garcia, o que intensificou seu vínculo com o projeto. “Sou o quinto Olimpio Leme Cavalheiro, e o primeiro foi assassinado por disputa de terras. Esse tipo de conflito é algo que marca muitas famílias no interior do Brasil e que foi fundamental na formação do Estado”, relata.
Estética e reflexão social
Com uma estética clássica, a HQ é ilustrada inteiramente em nanquim, trazendo um toque old school em suas 136 pranchetas, refletindo o empenho de Olimpio em cada detalhe visual. O artista destaca que desenha desde a infância e sempre sonhou em unir sua paixão por quadrinhos e história.
Além do aspecto visual, Garcia – Luta, Fé e Justiça busca estimular uma reflexão sobre desigualdade e justiça social. “Nossa história foi construída em meio a conflitos, e acredito que reconhecer isso nos permite encontrar novas formas de construir um país mais justo e unido. Pode parecer utópico, mas tenho esperança de que a mudança está em nossa capacidade de respeito e união”, conclui Olimpio.
Com informações Life Editora