Secretaria de Saúde reforça orientações para prevenção e vacina está disponível para grupos de risco
Surto de Hepatite A em Campo Grande
Superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Veruska Ladho. (Foto: Rogério Medeiros)

Clique e ouça a matéria

Após cin­co anos sem regis­tros de Hepatite A, Campo Grande con­fir­ma 92 casos da doen­ça este ano, de acor­do com a Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Os casos come­ça­ram a sur­gir em setem­bro e afe­tam majo­ri­ta­ri­a­men­te homens entre 20 e 49 anos, além de uma menor pro­por­ção de ado­les­cen­tes. A supe­rin­ten­den­te Veruska Ladho des­ta­cou a impor­tân­cia da aten­ção aos cui­da­dos pre­ven­ti­vos em entre­vis­ta ao pro­gra­ma Rádio Livre, da FM Educativa 104,7.

A Hepatite A é uma infec­ção viral trans­mi­ti­da pela via fecal-oral, sen­do a fal­ta de sane­a­men­to bási­co um fator rele­van­te para o con­tá­gio, embo­ra a cida­de tenha 85% de cober­tu­ra sani­tá­ria. Veruska enfa­ti­za a neces­si­da­de de boas prá­ti­cas de higi­e­ne no con­su­mo e pre­pa­ro de ali­men­tos, como lavar as mãos com frequên­cia, uti­li­zar água fil­tra­da ou fer­vi­da e cozi­nhar ade­qua­da­men­te os ali­men­tos. A trans­mis­são tam­bém pode ocor­rer por rela­ções sexu­ais des­pro­te­gi­das.

Entre os sin­to­mas mais comuns estão febre alta, náu­sea, uri­na escu­ra e icte­rí­cia, carac­te­ri­za­da pela colo­ra­ção ama­re­la­da na pele. Embora o tra­ta­men­to seja geral­men­te sim­ples, a supe­rin­ten­den­te aler­ta que paci­en­tes imu­no­de­pri­mi­dos, com HIV, doen­ças hepá­ti­cas crô­ni­cas ou trans­plan­ta­dos pre­ci­sam de aten­ção redo­bra­da.

A vaci­na con­tra a Hepatite A está dis­po­ní­vel para cri­an­ças a par­tir de 15 meses e para gru­pos de ris­co no Centro de Imunobiológicos Especiais (CRIE), loca­li­za­do no Hospital Regional de Campo Grande.

SOBRE O AUTOR

Picture of Vivianne Nunes

Vivianne Nunes

Vivianne Nunes, jornalista, empresária VW Comunicação, radialista, apresentadora do programa Rádio Livre da FM 104,7 e do Podcast Guia +Saúde!

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA