A Galeria de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está sediando, até 14 de novembro, a exposição “Colecionismo”, dedicada ao campo da gravura. Localizada no Bloco 8, setor 2 da Cidade Universitária, a mostra apresenta uma seleção de obras de renomados artistas brasileiros, como Fayga Ostrower, Aldemir Martins, Marcelo Grassmann e J. Borges, entre outros nomes consagrados no campo da gravura.
Priscilla de Paula Pessoa Biage, professora da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação e responsável pela galeria, explica que a exposição visa enriquecer o ambiente acadêmico ao explorar os discursos e desdobramentos das produções artísticas. “As obras apresentadas fazem parte de uma coleção dedicada à gravura artística, modalidade que se destaca tanto pela riqueza técnica quanto pela diversidade de abordagens estéticas. A gravura, enquanto prática histórica, oferece um campo de experimentação onde os artistas exploram diferentes matrizes, como a xilogravura, linoleogravura, a gravura em metal, a litografia e a serigrafia artística”, comenta.
A galeria, inaugurada em 2022 como um espaço didático para o curso de Artes Visuais, conecta a produção cultural universitária com a comunidade externa. A exposição “Colecionismo” destaca o papel do colecionismo artístico na preservação do conhecimento e na perpetuação das técnicas de gravura. Segundo a professora, “ao reunir obras, os colecionadores não apenas investem em objetos de valor histórico e estético, mas também preservam e possibilitam a construção de narrativas que permitem a análise crítica das produções de diferentes períodos e estilos”. Ela acrescenta que as coleções permitem uma análise cultural abrangente e conectam tradições e inovações artísticas.
A visitação é gratuita e aberta ao público, com a possibilidade de visitas agendadas para grupos escolares, que podem entrar em contato pelo e‑mail [email protected]. A galeria oferece ainda um material educativo em QR Code para professores que desejarem trabalhar o conteúdo em sala de aula. “A participação do público é fundamental, pois dá vida à galeria. Convidamos todos a visitarem a mostra, e estamos abertos para receber escolas e seus alunos”, reforça Priscilla Biage.
Serviço
A mostra “Colecionismo” pode ser visitada gratuitamente até 14 de novembro, no piso térreo do Bloco 8, setor 2, da Cidade Universitária da UFMS. Agendamentos para grupos escolares devem ser feitos pelo e‑mail [email protected]
Fonte: UFMS