Mostra gratuita reúne obras de mestres da gravura brasileira e promove o diálogo entre arte e comunidade
Exposição "Colecionismo" acontece na Galeria de Artes da UFMS
Gravura: Marcelo Grassmann

Clique e ouça a matéria

A Galeria de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) está sedi­an­do, até 14 de novem­bro, a expo­si­ção “Colecionismo”, dedi­ca­da ao cam­po da gra­vu­ra. Localizada no Bloco 8, setor 2 da Cidade Universitária, a mos­tra apre­sen­ta uma sele­ção de obras de reno­ma­dos artis­tas bra­si­lei­ros, como Fayga Ostrower, Aldemir Martins, Marcelo Grassmann e J. Borges, entre outros nomes con­sa­gra­dos no cam­po da gra­vu­ra.

Priscilla de Paula Pessoa Biage, pro­fes­so­ra da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação e res­pon­sá­vel pela gale­ria, expli­ca que a expo­si­ção visa enri­que­cer o ambi­en­te aca­dê­mi­co ao explo­rar os dis­cur­sos e des­do­bra­men­tos das pro­du­ções artís­ti­cas. “As obras apre­sen­ta­das fazem par­te de uma cole­ção dedi­ca­da à gra­vu­ra artís­ti­ca, moda­li­da­de que se des­ta­ca tan­to pela rique­za téc­ni­ca quan­to pela diver­si­da­de de abor­da­gens esté­ti­cas. A gra­vu­ra, enquan­to prá­ti­ca his­tó­ri­ca, ofe­re­ce um cam­po de expe­ri­men­ta­ção onde os artis­tas explo­ram dife­ren­tes matri­zes, como a xilo­gra­vu­ra, lino­le­o­gra­vu­ra, a gra­vu­ra em metal, a lito­gra­fia e a seri­gra­fia artís­ti­ca”, comen­ta.

Exposição "Colecionismo" acontece na Galeria de Artes da UFMS
Fotos: Arquivo da pro­fes­so­ra Priscilla Pessoa

A gale­ria, inau­gu­ra­da em 2022 como um espa­ço didá­ti­co para o cur­so de Artes Visuais, conec­ta a pro­du­ção cul­tu­ral uni­ver­si­tá­ria com a comu­ni­da­de exter­na. A expo­si­ção “Colecionismo” des­ta­ca o papel do cole­ci­o­nis­mo artís­ti­co na pre­ser­va­ção do conhe­ci­men­to e na per­pe­tu­a­ção das téc­ni­cas de gra­vu­ra. Segundo a pro­fes­so­ra, “ao reu­nir obras, os cole­ci­o­na­do­res não ape­nas inves­tem em obje­tos de valor his­tó­ri­co e esté­ti­co, mas tam­bém pre­ser­vam e pos­si­bi­li­tam a cons­tru­ção de nar­ra­ti­vas que per­mi­tem a aná­li­se crí­ti­ca das pro­du­ções de dife­ren­tes perío­dos e esti­los”. Ela acres­cen­ta que as cole­ções per­mi­tem uma aná­li­se cul­tu­ral abran­gen­te e conec­tam tra­di­ções e ino­va­ções artís­ti­cas.

A visi­ta­ção é gra­tui­ta e aber­ta ao públi­co, com a pos­si­bi­li­da­de de visi­tas agen­da­das para gru­pos esco­la­res, que podem entrar em con­ta­to pelo e‑mail [email protected]. A gale­ria ofe­re­ce ain­da um mate­ri­al edu­ca­ti­vo em QR Code para pro­fes­so­res que dese­ja­rem tra­ba­lhar o con­teú­do em sala de aula. “A par­ti­ci­pa­ção do públi­co é fun­da­men­tal, pois dá vida à gale­ria. Convidamos todos a visi­ta­rem a mos­tra, e esta­mos aber­tos para rece­ber esco­las e seus alu­nos”, refor­ça Priscilla Biage.

Exposição "Colecionismo" acontece na Galeria de Artes da UFMS
Fotos: Arquivo da pro­fes­so­ra Priscilla Pessoa

Serviço

A mos­tra “Colecionismo” pode ser visi­ta­da gra­tui­ta­men­te até 14 de novem­bro, no piso tér­reo do Bloco 8, setor 2, da Cidade Universitária da UFMS. Agendamentos para gru­pos esco­la­res devem ser fei­tos pelo e‑mail [email protected]

Fonte: UFMS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA