A mostra gratuita, parte do projeto "Arte nas Estações", reúne 87 obras de artistas autodidatas, explorando crenças e rituais
Exposição "Entre o céu e a terra" começa nesta quinta-feira
Odoteres Ricardo Ozias - Rezando. Reprodução

Clique e ouça a matéria

O pro­je­to cul­tu­ral “Arte nas Estações”, ide­a­li­za­do por Fabio Szwarcwald, traz ao Centro Cultural José Octávio Guizzo, em Campo Grande, a expo­si­ção “Entre o céu e a ter­ra”, a par­tir do dia 7 de novem­bro. Com cura­do­ria de Ulisses Carrilho, a mos­tra gra­tui­ta reú­ne 87 obras de 19 artis­tas auto­di­da­tas, e con­vi­da o públi­co a refle­tir sobre fé, cul­tu­ra e mito­lo­gia no Brasil.

O con­cei­to da expo­si­ção, com um ambi­en­te imer­si­vo em tons de azul que reme­tem ao céu, explo­ra temas como mani­fes­ta­ções reli­gi­o­sas, figu­ras míti­cas do fol­clo­re bra­si­lei­ro e sím­bo­los de devo­ção popu­lar. O pro­je­to ante­ri­or, “Sofrência”, atraiu mais de mil visi­tan­tes e aten­deu 30 ins­ti­tui­ções entre esco­las e ONGs.

Para Fabio Szwarcwald, “é uma rea­li­za­ção imen­sa apre­sen­tar mais uma eta­pa do pro­je­to, que une arte popu­lar e apren­di­za­do comu­ni­tá­rio”. Além da expo­si­ção, o pro­je­to ofe­re­ce um pro­gra­ma edu­ca­ti­vo com ofi­ci­nas e visi­tas medi­a­das para pro­mo­ver aces­si­bi­li­da­de e inclu­são.

Exposição "Entre o céu e a terra" começa nesta quinta-feira
Natal no cos­mos, de Gerson. Reprodução

Ulisses Carrilho, cura­dor da mos­tra, expli­ca que a ideia cen­tral é tra­zer a fé em seu sen­ti­do plu­ral e expan­di­do: “A expo­si­ção tra­ta da cren­ça no sis­te­ma de infor­ma­ção, na cul­tu­ra, nas cele­bri­da­des e no capi­tal. É uma refle­xão ampla sobre o que move nos­sa soci­e­da­de e nos­sos valo­res”. A expo­si­ção conec­ta arte, mito­lo­gia e iden­ti­da­de bra­si­lei­ra, desa­fi­an­do idei­as sobre o ter­mo “naïf”, mui­tas vezes asso­ci­a­do à inge­nui­da­de, e valo­ri­zan­do o patrimô­nio cul­tu­ral e reli­gi­o­so bra­si­lei­ro.

O pro­je­to “Arte nas Estações”, ini­ci­a­do em 2023, vem ampli­an­do o alcan­ce da cole­ção do Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil (Mian), após o fecha­men­to do museu no Rio de Janeiro. Fabio Szwarcwald expli­ca que o obje­ti­vo é sen­si­bi­li­zar a popu­la­ção sobre a impor­tân­cia de man­ter esse acer­vo no Brasil. Desde sua cri­a­ção, o pro­je­to já levou expo­si­ções a vári­as cida­des, como Ouro Preto e Congonhas.

A expo­si­ção “Entre o céu e a ter­ra” fica­rá aber­ta ao públi­co até 7 de dezem­bro no Centro Cultural José Octávio Guizzo, com entra­da gra­tui­ta e clas­si­fi­ca­ção livre.

Exposição "Entre o céu e a terra" começa nesta quinta-feira
Os músi­cos, de Paulina Laks Eisirik. Reprodução

Serviço

  • Exposição: Entre o céu e a ter­ra
  • Curadoria: Ulisses Carrilho
  • Período: 7 de novem­bro a 7 de dezem­bro de 2024
  • Local: Centro Cultural José Octávio Guizzo, Rua 26 de agos­to, 453 – Centro, Campo Grande, MS
  • Horários: Terça a sába­do, das 9h às 18h (quin­ta-fei­ra até 20h)
  • Entrada: Gratuita

Com infor­ma­ções AsseCom

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA