Após casos de fraudes em outros estados, Detran-MS orienta cidadãos a utilizarem apenas canais oficiais para evitar prejuízos financeiros com boletos falsos e links maliciosos
Detran-MS alerta para golpe do boleto falso
Foto: Reprodução/Web

Clique e ouça a matéria

O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) emi­tiu um aler­ta para que os pro­pri­e­tá­ri­os de veí­cu­los fiquem aten­tos ao ris­co de frau­des, após casos de gol­pes regis­tra­dos em São Paulo e no Distrito Federal. Entre as frau­des mais comuns estão bole­tos de mul­tas fal­sos, que podem com­pro­me­ter a segu­ran­ça dos dados e levar à per­da finan­cei­ra. O órgão esta­du­al reco­men­da que qual­quer dúvi­da sobre bole­tos ou noti­fi­ca­ções seja veri­fi­ca­da exclu­si­va­men­te por meio dos canais ofi­ci­ais.

Nos gol­pes recen­tes, o envio de noti­fi­ca­ções fal­sas por e‑mail e cor­res­pon­dên­ci­as simu­lan­do bole­tos de infra­ção tem enga­na­do pro­pri­e­tá­ri­os. Em São Paulo, um vídeo com mais de 300 mil visu­a­li­za­ções aler­ta para bole­tos que uti­li­zam QR Codes, os quais, ao serem esca­ne­a­dos, podem ins­ta­lar vírus nos celu­la­res dos usuá­ri­os. Segundo um espe­ci­a­lis­ta que apa­re­ce no vídeo, esse malwa­re é capaz de rou­bar dados finan­cei­ros e aces­sar con­tas ban­cá­ri­as.

O Detran-MS reco­men­da que o cida­dão aces­se o Portal de Serviços Meu Detran, o apli­ca­ti­vo Detran MS, ou con­sul­te dire­ta­men­te o site e a Central de Informações do órgão para auten­ti­car infor­ma­ções. “Recomendamos que a popu­la­ção sem­pre tenha cui­da­do com docu­men­tos ou sites que se iden­ti­fi­quem como Detran. É impor­tan­te aces­sar nos­sos canais ofi­ci­ais para con­sul­tar a auten­ti­ci­da­de des­sas infor­ma­ções”, refor­ça Robson Lui, Diretor de Tecnologia da Informação do Detran-MS.

Além das opções digi­tais, o Detran-MS man­tém 90 agên­ci­as de aten­di­men­to pre­sen­ci­al para o públi­co em geral, com vári­as uni­da­des em cida­des como Campo Grande, Dourados e Três Lagoas. O órgão ain­da suge­re o uso do apli­ca­ti­vo Carteira Digital de Trânsito, que per­mi­te a ade­são ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) para rece­ber avi­sos de novas infra­ções e pos­si­bi­li­ta até 40% de des­con­to no paga­men­to ante­ci­pa­do de mul­tas.

Fonte: Detran-MS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA