Unidade de AVC do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian é premiada por excelência em atendimento emergencial e tempo recorde no tratamento de pacientes
HU conquista selo de excelência por atendimento em casos de AVC
Foto: UFMS

Clique e ouça a matéria

A Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) foi agra­ci­a­da com o selo de dia­man­te pelo WSO Angels Initiative Award, em reco­nhe­ci­men­to ao alto padrão de aten­di­men­to em casos de AVC. Concedido em par­ce­ria com a Organização Mundial do AVC, o prê­mio repre­sen­ta o mais alto nível de cer­ti­fi­ca­ção, garan­ti­do após audi­to­ri­as tri­mes­trais que ava­li­am indi­ca­do­res rigo­ro­sos de per­for­man­ce, como o tem­po de trom­bó­li­se e tomo­gra­fia.

Entre julho e setem­bro, a uni­da­de aten­deu a 130 paci­en­tes, regis­tran­do um tem­po médio de ape­nas 14 minu­tos para tomo­gra­fia e 33 minu­tos para a apli­ca­ção do tra­ta­men­to trom­bo­lí­ti­co, com uma taxa de revas­cu­la­ri­za­ção de 37%. Esses resul­ta­dos des­ta­cam o esfor­ço de uma equi­pe mul­ti­pro­fis­si­o­nal qua­li­fi­ca­da, foca­da em redu­zir seque­las e melho­rar o prog­nós­ti­co neu­ro­ló­gi­co dos paci­en­tes.

O che­fe da Unidade de AVC, Gabriel Braga, des­ta­cou a impor­tân­cia des­sa con­quis­ta. “Esse reco­nhe­ci­men­to é fru­to da dedi­ca­ção de uma equi­pe mul­ti­dis­ci­pli­nar que tra­ba­lha incan­sa­vel­men­te para pro­por­ci­o­nar os melho­res resul­ta­dos pos­sí­veis para nos­sos paci­en­tes, em espe­ci­al a equi­pe do Pronto Atendimento Médico, da Unidade de AVC e os médi­cos de diver­sas espe­ci­a­li­da­des envol­vi­dos nes­te aten­di­men­to”, cele­brou.

O enfer­mei­ro Mayk Penze Cardoso tam­bém res­sal­tou o papel essen­ci­al do tra­ba­lho em equi­pe: “O aten­di­men­to sis­te­ma­ti­za­do, com uma equi­pe mul­ti­pro­fis­si­o­nal devi­da­men­te capa­ci­ta­da, faz a dife­ren­ça na jor­na­da do paci­en­te den­tro de uma Unidade de AVC. Nosso prin­ci­pal obje­ti­vo é pro­mo­ver a saú­de dos paci­en­tes aco­me­ti­dos por AVC, no intui­to de mini­mi­zar seque­las e com­pli­ca­ções, bem como oti­mi­zar o prog­nós­ti­co neu­ro­ló­gi­co e fun­ci­o­nal des­ses paci­en­tes”, com­ple­men­tou.

Fonte: UFMS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA