O lançamento acontece nesta sexta. Obra reúne poemas escritos durante a pandemia, refletindo sobre a falta de novas ideias na cidade
Ângelo Arruda lança “Deserto das Ideias”, seu 3º livro de poesias
Foto: Reprodução/Web

Clique e ouça a matéria

O arqui­te­to e urba­nis­ta Ângelo Arruda lan­ça seu ter­cei­ro livro de poe­si­as, inti­tu­la­do “Deserto das Ideias”, em um even­to que ocor­re­rá no dia 1º de novem­bro, às 19 horas, na sede do CAU/MS, em Campo Grande. Esta obra mar­ca um novo capí­tu­lo na tra­je­tó­ria lite­rá­ria de Arruda, que já é autor de “A Invenção do Silêncio” (2017) e “A Simplicidade do Abismo” (2021).

“Deserto das Ideias” é uma cole­ção de 50 poe­mas que refle­te as expe­ri­ên­ci­as e os sen­ti­men­tos de Ângelo Arruda duran­te a pan­de­mia da COVID-19. O títu­lo do livro sur­giu a par­tir de uma con­ver­sa com seu ami­go Fayez Rizk em 2023, onde Rizk obser­vou que “aqui em Campo Grande, esta­mos viven­do um tem­po deser­to de novas idei­as”, refe­rin­do-se ao atu­al cená­rio do deba­te urba­no na capi­tal de Mato Grosso do Sul.

Arruda des­ta­ca que “pala­vras são sábi­as… elas são for­ma­das por mui­tas coi­sas, espe­ci­al­men­te sen­ti­men­tos e mui­ta dose de ilu­são e pen­sa­men­tos”, citan­do o poe­ta Manoel de Barros em seu comen­tá­rio sobre a natu­re­za da poe­sia. Para o autor, a inven­ção é uma par­te cru­ci­al de seu pro­ces­so cri­a­ti­vo, e cada poe­ma é um refle­xo de sua visão úni­ca do mun­do.

A nova publi­ca­ção de Ângelo Arruda foi rea­li­za­da pela Editora Traços & Capturas, sob a dire­ção de André Soltau e Gika Voight. A capa do livro é uma obra do artis­ta Guto Barros, que tam­bém cri­ou uma tri­lha sono­ra para o poe­ma que dá títu­lo à obra. Os lei­to­res podem aces­sar essa tri­lha sono­ra esca­ne­an­do o QR CODE pre­sen­te na pági­na 77 do livro.

O lan­ça­men­to na sede do CAU/MS é par­ti­cu­lar­men­te espe­ci­al para Arruda, que foi con­se­lhei­ro do órgão e um dos pro­fis­si­o­nais envol­vi­dos na luta pela cri­a­ção do CAU no Brasil. O local, situ­a­do pró­xi­mo ao com­ple­xo fer­ro­viá­rio de Campo Grande, tam­bém está liga­do à tra­je­tó­ria do autor, que foi um dos fun­da­do­res da ONG FERROVIVA, dedi­ca­da à pre­ser­va­ção do patrimô­nio fer­ro­viá­rio.

Fonte: AsseCom

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA