Eduardo Riedel destaca atrativos de Mato Grosso do Sul em logística, sustentabilidade e crescimento industrial em evento internacional.
Eduardo Riedel discusando em Londres
Governador Eduardi Riedel levou as potencialidades do Estado a evento em Londres. (Foto: Divulgação)

Clique e ouça a matéria

O gover­na­dor de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, apre­sen­tou as poten­ci­a­li­da­des e van­ta­gens com­pe­ti­ti­vas do esta­do a inves­ti­do­res e empre­sá­ri­os no Lide Brazil Conference, rea­li­za­do nes­ta quar­ta-fei­ra (29) em Londres, no Reino Unido. O even­to, pro­mo­vi­do pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide) em par­ce­ria com o jor­nal Folha de São Paulo e o por­tal UOL, reu­niu líde­res empre­sa­ri­ais e inves­ti­do­res para deba­ter opor­tu­ni­da­des de inves­ti­men­to no Brasil, com enfo­que espe­ci­al no tema agri­cul­tu­ra e meio ambi­en­te.

Durante o pai­nel, Riedel apre­sen­tou as trans­for­ma­ções que Mato Grosso do Sul tem pro­mo­vi­do em logís­ti­ca, segu­ran­ça ali­men­tar, sus­ten­ta­bi­li­da­de e inclu­são soci­al, ali­cer­ça­das em polí­ti­cas públi­cas sus­ten­tá­veis e ino­va­do­ras. “Estamos foca­dos nos eixos ‘digi­tal, ver­de, prós­pe­ro e inclu­si­vo’, com inves­ti­men­tos robus­tos que aumen­tam a pro­du­ti­vi­da­de e a com­pe­ti­ti­vi­da­de do esta­do,” afir­mou.

Crescimento com Sustentabilidade e Infraestrutura
Mato Grosso do Sul tem atraí­do gran­des inves­ti­men­tos em flo­res­tas plan­ta­das, rece­ben­do apor­tes de empre­sas como Suzano, Eldorado, Bracell e Arauco. “São mais de 4 milhões de hec­ta­res que pas­sa­ram de pecuá­ria exten­si­va para sis­te­mas pro­du­ti­vos de alta pro­du­ti­vi­da­de, como agri­cul­tu­ra e flo­res­tas plan­ta­das, além da nova fron­tei­ra do citrus”, expli­cou Riedel. O foco na indus­tri­a­li­za­ção ver­de pre­pa­ra o esta­do para mudan­ças econô­mi­cas, como a refor­ma tri­bu­tá­ria, que exi­gi­rá dos esta­dos mais infra­es­tru­tu­ra e atra­ti­vos natu­rais para atrair inves­ti­men­tos.

O gover­na­dor tam­bém des­ta­cou as melho­ri­as em infra­es­tru­tu­ra, incluin­do R$ 10 bilhões inves­ti­dos em con­ces­sões rodo­viá­ri­as e a implan­ta­ção de 7 mil km de fibra óti­ca em 79 muni­cí­pi­os, conec­tan­do áre­as urba­nas e rurais para faci­li­tar o aces­so digi­tal, espe­ci­al­men­te na tele­me­di­ci­na e na edu­ca­ção digi­tal. Além dis­so, Mato Grosso do Sul está nego­ci­an­do na Bolsa de Valores uma con­ces­são de R$ 5,7 bilhões para 870 km de rodo­vi­as e inves­ti­men­tos em hidro­vi­as e fer­ro­vi­as para melho­rar a logís­ti­ca.

Inclusão Social e Combate à Pobreza Extrema
Os esfor­ços de desen­vol­vi­men­to têm refle­ti­do no cres­ci­men­to soci­al, e o esta­do regis­tra uma das meno­res taxas de pobre­za extre­ma do país, com 3,8%. “Nosso obje­ti­vo é a eli­mi­na­ção da pobre­za extre­ma, pro­mo­ven­do bem-estar e aumen­tan­do a ren­da média da popu­la­ção”, afir­mou Riedel, des­ta­can­do o papel da inclu­são soci­al no desen­vol­vi­men­to.

Compromisso com o Meio Ambiente
No pai­nel, o gover­na­dor enfa­ti­zou a impor­tân­cia de inte­grar o desen­vol­vi­men­to econô­mi­co com a pre­ser­va­ção ambi­en­tal. Mato Grosso do Sul tem polí­ti­cas foca­das em água, bio­di­ver­si­da­de e balan­ço de car­bo­no, pro­mo­ven­do incen­ti­vos para prá­ti­cas ambi­en­tais res­pon­sá­veis. Riedel anun­ci­ou ain­da o Fundo Pantanal, que finan­ci­a­rá um pro­gra­ma de paga­men­to por ser­vi­ços ambi­en­tais no pri­mei­ro tri­mes­tre de 2025, remu­ne­ran­do aque­les que pre­ser­va­rem áre­as natu­rais. O esta­do visa ser car­bo­no neu­tro até 2030, um obje­ti­vo que alia sus­ten­ta­bi­li­da­de ambi­en­tal com retor­no econô­mi­co para o esta­do.

SOBRE O AUTOR

Picture of Vivianne Nunes

Vivianne Nunes

Vivianne Nunes, jornalista, empresária VW Comunicação, radialista, apresentadora do programa Rádio Livre da FM 104,7 e do Podcast Guia +Saúde!

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA