Em reunião com representantes estaduais e municipais, vice-governador Barbosinha destaca esforço conjunto para resolver pendências do Aeroporto Regional de Dourados
Governo de MS busca destravar obras do Aeroporto de Dourados
Foto: Joaõ Garrigó e Chico Ribeiro

Clique e ouça a matéria

O Governo de Mato Grosso do Sul inten­si­fi­cou os esfor­ços para ace­le­rar as obras do novo ter­mi­nal de pas­sa­gei­ros do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados. Na manhã des­ta ter­ça-fei­ra (29), repre­sen­tan­tes esta­du­ais, muni­ci­pais e téc­ni­cos se reu­ni­ram para ali­nhar as ações que visam resol­ver pen­dên­ci­as buro­crá­ti­cas e ambi­en­tais, per­mi­tin­do que o pro­je­to avan­ce para a eta­pa de lici­ta­ção.

O encon­tro, pro­mo­vi­do pelo vice-gover­na­dor José Carlos Barbosa, o Barbosinha, teve como obje­ti­vo prin­ci­pal dis­cu­tir medi­das para via­bi­li­zar a lici­ta­ção do novo ter­mi­nal. “Nosso obje­ti­vo é cla­ro: entre­gar uma estru­tu­ra aero­por­tuá­ria que aten­da às deman­das de Dourados e de toda a região. O aero­por­to não é ape­nas um pon­to de embar­que, mas um ati­vo fun­da­men­tal para o desen­vol­vi­men­to econô­mi­co e turís­ti­co do Estado”, afir­mou o vice-gover­na­dor, res­sal­tan­do a rele­vân­cia do empre­en­di­men­to para a popu­la­ção e o mer­ca­do regi­o­nal.

Entre os temas abor­da­dos, des­ta­ca­ram-se ques­tões rela­ci­o­na­das ao licen­ci­a­men­to ambi­en­tal e ajus­tes nos pro­ces­sos de cons­tru­ção do ter­mi­nal, coor­de­na­dos pelo muni­cí­pio de Dourados. Representantes do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), como a fis­cal ambi­en­tal Luciana Campos e o geren­te de licen­ci­a­men­to Josamar França, expli­ca­ram as ade­qua­ções neces­sá­ri­as para que o pro­je­to aten­da às nor­ma­ti­vas ambi­en­tais e exi­gên­ci­as fede­rais.

Foto: Joaõ Garrigó e Chico Ribeiro

O supe­rin­ten­den­te de Logística da Seilog, Derick Hudson de Souza, enfa­ti­zou a impor­tân­cia da coo­pe­ra­ção entre as esfe­ras muni­ci­pais e esta­du­ais para avan­çar no cro­no­gra­ma acor­da­do com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), liga­da ao Governo Federal. “Estamos empe­nha­dos em cum­prir todas as exi­gên­ci­as, não ape­nas para que o aero­por­to fun­ci­o­ne ade­qua­da­men­te, mas para que ele seja um exem­plo de estru­tu­ra efi­ci­en­te e segu­ra para o Estado”, des­ta­cou Souza.

Com o novo ter­mi­nal, a cida­de de Dourados se pre­pa­ra para con­so­li­dar-se como um polo de inte­gra­ção logís­ti­ca, bene­fi­ci­an­do tan­to o turis­mo quan­to o comér­cio. O pro­cu­ra­dor de Dourados, Dr. Paulo César, refor­çou o com­pro­mis­so da ges­tão em trans­for­mar o aero­por­to em um ele­men­to estra­té­gi­co para o futu­ro do muni­cí­pio e sua cone­xão com outras regiões. “Estamos acom­pa­nhan­do de per­to todas as eta­pas para garan­tir que esse pro­je­to avan­ce e tra­ga os bene­fí­ci­os que Dourados mere­ce”, afir­mou.

Como pró­xi­mos pas­sos, as equi­pes envol­vi­das deve­rão cum­prir um cro­no­gra­ma para sanar as pen­dên­ci­as ambi­en­tais e pro­ces­su­ais. Após a con­clu­são des­ses ajus­tes, a Seilog soli­ci­ta­rá à SAC a libe­ra­ção do con­vê­nio e a auto­ri­za­ção para ini­ci­ar a lici­ta­ção da obra, cujo inves­ti­men­to total está esti­ma­do em R$ 39 milhões. Os recur­sos serão divi­di­dos entre a Secretaria de Aviação Civil, do Governo Federal, e o Governo de Mato Grosso do Sul.

O encon­tro con­tou com a pre­sen­ça de figu­ras impor­tan­tes, incluin­do o secre­tá­rio-adjun­to de Infraestrutura e Logística, Luiz Octávio, o dire­tor-pre­si­den­te do Imasul, André Borges, e outros repre­sen­tan­tes de órgãos de super­vi­são e fis­ca­li­za­ção ambi­en­tal e logís­ti­ca, além de auto­ri­da­des muni­ci­pais e esta­du­ais liga­das ao pro­je­to.

Com infor­ma­ções GovMS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA