A professora enfatiza a importância da educação e da inovação durante cerimônia no Dia do Servidor Público
Camila Ítavo é empossada nova reitora da UFMS
Foto: UFMS

Clique e ouça a matéria

Nesta segun­da-fei­ra, 28 de outu­bro, a pro­fes­so­ra Camila Ítavo foi ofi­ci­al­men­te empos­sa­da como rei­to­ra da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A cerimô­nia de trans­mis­são de car­go ocor­reu no Teatro Glauce Rocha e con­tou com a pre­sen­ça de estu­dan­tes, pro­fes­so­res, téc­ni­cos-admi­nis­tra­ti­vos e auto­ri­da­des muni­ci­pais, esta­du­ais e fede­rais. A data tam­bém mar­ca o Dia do Servidor Público, res­sal­tan­do a rele­vân­cia do ser­vi­ço públi­co na soci­e­da­de.

Em seu dis­cur­so, Camila des­ta­cou a res­pon­sa­bi­li­da­de que assu­me como rei­to­ra. “Hoje esta­mos reno­van­do a espe­ran­ça. Sou rei­to­ra, mas antes sou pro­fes­so­ra da Universidade. Meu amor pela edu­ca­ção é o que me moti­va a cui­dar dos estu­dan­tes, cole­gas pro­fes­so­res e téc­ni­cos, sem­pre bus­can­do uma UFMS cada vez melhor”, afir­mou. A nova rei­to­ra enfa­ti­zou que a ins­ti­tui­ção já se des­ta­ca entre as melho­res do mun­do, ten­do regis­tra­do um cres­ci­men­to expres­si­vo no núme­ro de aca­dê­mi­cos, que sal­tou de 18 mil para 40 mil nos últi­mos anos.

Camila Ítavo tam­bém anun­ci­ou a cri­a­ção de um novo Plano de Desenvolvimento Institucional, que será ela­bo­ra­do com a par­ti­ci­pa­ção da comu­ni­da­de aca­dê­mi­ca e da soci­e­da­de sul-mato-gros­sen­se. “Faremos uma série de roda­das da UFMS Participativa. Vamos a cada muni­cí­pio onde esta­mos pre­sen­tes e que­re­mos abrir a par­ti­ci­pa­ção de todos os cida­dãos. Esse pro­ces­so é fun­da­men­tal para enten­der­mos as neces­si­da­des e expec­ta­ti­vas de nos­sa comu­ni­da­de”, des­ta­cou.

Um dos prin­ci­pais eixos do pla­no será a ino­va­ção e a bus­ca por cur­sos de mai­or qua­li­da­de. Camila Ítavo rei­te­rou a neces­si­da­de de ampli­ar a inclu­são e de trans­for­mar a UFMS em uma uni­ver­si­da­de mais huma­na e sus­ten­tá­vel. “A UFMS é res­pon­sá­vel pela for­ma­ção dos novos líde­res, de pro­fis­si­o­nais que vão cui­dar de nós e do meio ambi­en­te. Estamos em uma jane­la de opor­tu­ni­da­de ímpar e deve­mos apro­vei­tar isso para trans­for­mar nos­sa ins­ti­tui­ção”, res­sal­tou.

A nova rei­to­ra tam­bém fez ques­tão de men­ci­o­nar a impor­tân­cia das rela­ções inter­pes­so­ais em sua ges­tão. “Priorizamos não ape­nas a com­pe­tên­cia téc­ni­ca, mas tam­bém a com­pe­tên­cia nas rela­ções huma­nas. A diver­si­da­de de olha­res e vivên­ci­as é cru­ci­al para que pos­sa­mos for­mu­lar e exe­cu­tar polí­ti­cas públi­cas que aten­dam a todos”, comen­tou, cele­bran­do o aumen­to da par­ti­ci­pa­ção femi­ni­na na ges­tão.

Durante a cerimô­nia, Camila agra­de­ceu ao ex-rei­tor Marcelo Turine por sua con­tri­bui­ção à uni­ver­si­da­de nos últi­mos oito anos. Turine, que se des­pe­diu de seu car­go, expres­sou sua satis­fa­ção por entre­gar uma UFMS em melho­res con­di­ções do que rece­beu. “A emo­ção é gran­de. Estou feliz por entre­gar uma uni­ver­si­da­de mui­to melhor do que rece­bi. A UFMS é hoje uma das melho­res uni­ver­si­da­des do mun­do e do Brasil”, afir­mou, des­ta­can­do os avan­ços obti­dos em sua ges­tão, como a imple­men­ta­ção de um mode­lo de exce­lên­cia de ges­tão e o aumen­to no núme­ro de estu­dan­tes.

Em um tom oti­mis­ta, Camila Ítavo con­cluiu seu dis­cur­so agra­de­cen­do a Deus, à famí­lia e a todos os cole­gas que a apoi­a­ram nes­sa nova mis­são. “Deixo um pedi­do espe­ci­al, que res­ga­te­mos o que fomos, a cri­an­ça que foi estu­dar, o cora­ção de estu­dan­te, para cui­dar­mos da vida, do mun­do, do outro, da ami­za­de, da Universidade, com mui­tos desa­fi­os, mas ale­gria e mui­tos sonhos”, fina­li­zou.

A nova rei­to­ra ago­ra enfren­ta desa­fi­os, espe­ci­al­men­te em rela­ção às res­tri­ções orça­men­tá­ri­as que afli­gem as ins­ti­tui­ções de ensi­no supe­ri­or. Camila reco­nhe­ceu a impor­tân­cia das par­ce­ri­as já esta­be­le­ci­das e pediu apoio con­tí­nuo à comu­ni­da­de uni­ver­si­tá­ria e às ins­ti­tui­ções que aju­dam a UFMS a rea­li­zar seus obje­ti­vos. “Contamos com todos vocês nes­sa nova ges­tão. Juntos, pode­re­mos ofe­re­cer mais opor­tu­ni­da­des, mais bol­sas e uma melhor infra­es­tru­tu­ra para aten­der nos­sa comu­ni­da­de e soci­e­da­de”, decla­rou.

Fonte: UFMS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA