Mais de 3 mil alunos do Ensino Médio da rede estadual de Mato Grosso do Sul estão conhecendo tecnologias avançadas diretamente nas escolas, por meio da Carreta da Indústria 4.0 do Senai. O projeto já visitou mais de 30 instituições em 12 municípios do estado, oferecendo a oportunidade de interação com robôs, óculos de realidade aumentada e simuladores industriais.
O diretor técnico do Senai, Renato Tavares, explica que o objetivo principal é oferecer aos alunos um contato inicial com a tecnologia, incentivando o interesse por carreiras na indústria tecnológica. “O objetivo é levar acesso às tecnologias que, muitas vezes, não têm dentro dessas escolas. Promovemos esse primeiro contato realmente para encantar o aluno e estimular o interesse em buscar mais conhecimento e construir carreiras nestas áreas”, destaca Tavares.
A iniciativa percorreu escolas em municípios como Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Aral Moreira, Sonora, Rio Verde, Chapadão do Sul, Cassilândia, Aparecida do Taboado, Três Lagoas, Bataguassu e Corumbá, levando equipamentos de ponta, incluindo um projeto holográfico 3D, um robô quadrupede, simuladores industriais da Indústria 4.0, além de plantas de energia renovável para produção fotovoltaica e eólica.
Um dos principais atrativos é o robô humanoide Cruzr, que interage com os alunos, proporcionando uma experiência prática e futurista em tecnologia aplicada. A unidade móvel estará disponível para visitação até o início de dezembro, com a expectativa de inspirar novos talentos para o setor tecnológico e industrial de Mato Grosso do Sul.
Com informações da FIEMS