A operação da Sejusp mobiliza policiais, viaturas e helicópteros para garantir tranquilidade no pleito em Campo Grande e distritos
Segurança do 2º turno terá 636 policiais extras
Foto: Sejusp

Clique e ouça a matéria

Neste domin­go (27), a Operação Eleições 2024 – 2º Turno mobi­li­za­rá um efe­ti­vo adi­ci­o­nal de 636 poli­ci­ais em Mato Grosso do Sul para garan­tir a segu­ran­ça duran­te o plei­to elei­to­ral. O obje­ti­vo é asse­gu­rar um pro­ces­so tran­qui­lo para a esco­lha da pre­fei­ta que admi­nis­tra­rá Campo Grande nos pró­xi­mos qua­tro anos.

Além dos poli­ci­ais extras, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) uti­li­za­rá 65 via­tu­ras e dois heli­cóp­te­ros para refor­çar o poli­ci­a­men­to osten­si­vo, ope­ra­ções de inte­li­gên­cia e res­pos­tas rápi­das. As ações de segu­ran­ça no 2º tur­no abran­gem não ape­nas a capi­tal, mas tam­bém os dis­tri­tos de Anhanduí, Aguão, Rochedinho e Indubrasil.

Monitoramento em tem­po real pelo CICC

O cen­tro das ope­ra­ções será o CICC (Centro Integrado de Comando e Controle), loca­li­za­do no Parque dos Poderes, que será ati­va­do às 6h30 da manhã. O fun­ci­o­na­men­to con­ti­nu­a­rá até a con­clu­são da apu­ra­ção dos votos e divul­ga­ção dos resul­ta­dos pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No CICC, as polí­ci­as Militar e Civil, Rodoviária Federal, Federal, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil atu­a­rão de for­ma inte­gra­da, per­mi­tin­do o moni­to­ra­men­to em tem­po real das ati­vi­da­des e a toma­da de deci­sões estra­té­gi­cas para garan­tir a segu­ran­ça da popu­la­ção.

O secre­tá­rio Executivo de Segurança Pública, Wagner Ferreira da Silva, rea­li­za­rá uma cole­ti­va de impren­sa às 9h, acom­pa­nha­do pela equi­pe inte­gra­da no CICC, para for­ne­cer atu­a­li­za­ções sobre a ope­ra­ção e res­pon­der per­gun­tas da impren­sa.

Ações de inte­li­gên­cia e repres­são de cri­mes elei­to­rais

Entre as prin­ci­pais ini­ci­a­ti­vas da ope­ra­ção 2ª tur­no estão o refor­ço do poli­ci­a­men­to pre­ven­ti­vo em locais de vota­ção, vias públi­cas e esta­ções de trans­por­te, além de ações de inte­li­gên­cia para moni­to­rar e pre­ve­nir cri­mes elei­to­rais, como boca de urna, com­pra de votos e coa­ção elei­to­ral. Equipes espe­ci­a­li­za­das esta­rão à dis­po­si­ção para aten­der ocor­rên­ci­as de média e alta com­ple­xi­da­de, com o apoio de aero­na­ves para moni­to­ra­men­to e aten­di­men­to a emer­gên­ci­as.

A Sejusp des­ta­ca que a atu­a­ção das for­ças de segu­ran­ça será rigo­ro­sa para com­ba­ter qual­quer tipo de irre­gu­la­ri­da­de e garan­tir a inte­gri­da­de do pro­ces­so elei­to­ral. Ao lon­go do dia, serão divul­ga­dos bole­tins sobre o anda­men­to da ope­ra­ção, com o pri­mei­ro balan­ço pre­vis­to para as 10h e um rela­tó­rio final após a divul­ga­ção dos resul­ta­dos do 2º tur­no das elei­ções muni­ci­pais.

Fonte: Sejusp

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA