Neste domingo (27), os 646.198 eleitores aptos a votar deverão ir às urnas para escolher quem será a próxima prefeita de Campo Grande (MS). Pela primeira vez na história política da Capital, duas mulheres disputam o cargo e de uma maneira tão acirrada. A atual prefeita, Adriane Lopes (PP), ficou em primeiro lugar no primeiro turno com 140.913 votos, 31,67% do total de votos válidos. Em seguida, Rose Modesto (União) com 131.525 votos, o que representa 29,56% da escolha popular.
Adriane, que chegou ao cargo depois do afastamento do antigo prefeito, de quem era vice, tem o apoio do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), que viu seu candidato Beto Pereira (PSDB) derrotado no primeiro turno, da senadora bolsonarista Tereza Cristina (PL) e do próprio ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), principal figura do partido.
Já a ex-deputada federal Rose Modesto, também tem apoio de seguidores do antigo presidente, como é o caso do deputado estadual João Henrique Catan (PL), deixando claro que existe um ‘racha’ entre eles.
Fica difícil, inclusive, traçar algum tipo de prognóstico do que esperar para o domingo, afinal de contas, há diferentes pesquisas e cada uma trazendo diferenças mínimas de intenções de votos entre as duas candidatas.
Rose encerra sua campanha eleitoral no sábado com o que ela chama de Carreta da Vitória, com concentração marcada para às 8h na região do Segredo, passando pelas sete regiões de Campo Grande, encerrando às 16h30 no Anhanduizinho.
Adriane Lopes também encerra a caminhada pelo voto no sábado com carreata. A reportagem do Guia MS Notícias entrou em contato com a assessoria da prefeita, mas até o fechamento desta matéria ainda não haviam informações oficiais sobre o último ato de campanha.
Perfil do Eleitoral é composto por maioria de mulheres
Segundo informações do perfil do eleitor disponível no site do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), Campo Grande possui seis zonas eleitorais, 229 locais de votação e 2.238 seções eleitorais. Além de duas mulheres encabeçando a disputa, são elas que deverão escolher o futuro da Capital, afinal de contas, são maioria também entre os votantes, representando 54% do total de aptos a votar.
A eleição começa às 7h e vai até as 16h, sendo que a previsão é de que o resultado seja conhecido por volta das 17h30.