Chega ao fim nesta quinta-feira (25) o horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e televisão para as cidades onde haverá segundo turno nas eleições de 2024. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o segundo turno será realizado em 51 municípios, sendo 15 deles capitais.
Conforme a legislação, o segundo turno ocorre apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores caso nenhum candidato tenha alcançado a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno. “Nesse caso, disputam o segundo turno os concorrentes que ficaram em primeiro e segundo lugar”, explica o TSE.
A propaganda eleitoral gratuita permite aos candidatos apresentar suas propostas aos eleitores, visando consolidar o apoio necessário para a eleição.
Além do horário eleitoral gratuito, hoje é o último dia para divulgação paga de propaganda eleitoral na imprensa escrita e sua reprodução na internet e em jornais impressos, segundo o TSE. Cada candidato pode divulgar até dez anúncios por veículo, em tamanhos limitados, respeitando o espaço de um oitavo de página em jornal padrão e de um quarto de página em revistas ou tabloides.
Os debates eleitorais entre os candidatos ao segundo turno também têm prazo para encerramento, sendo permitidos somente até a meia-noite desta quarta-feira.
O segundo turno das eleições em Campo Grande terá dois nomes concorrendo a prefeitura da Capital. A atual prefeita Adriane Lopes (PP) enfrenta Rose Modesto (União Brasil).