Incêndio se intensifica e atinge RPPN Acurizal no Pantanal; brigadistas enfrentam desafios no combate
Serra do Amolar sofre com aumento dos incêndios
Foto: IHP

Clique e ouça a matéria

O incên­dio que atin­ge a Serra do Amolar, no Pantanal, se inten­si­fi­cou nes­ta quin­ta-fei­ra (24), alcan­çan­do a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Acurizal. A área, que vinha sen­do res­tau­ra­da com o plan­tio de mais de 25 mil mudas após os incên­di­os de 2020, foi nova­men­te afe­ta­da pelas cha­mas.

O avan­ço do fogo foi impul­si­o­na­do por ven­tos de 20 km/h e tem­pe­ra­tu­ras que ultra­pas­sa­ram os 40°C, difi­cul­tan­do as ações de com­ba­te às cha­mas na região. Há cer­ca de duas sema­nas, incên­di­os têm asso­la­do a área e, ape­sar de chu­vas recen­tes, os focos per­ma­ne­cem ati­vos. O mes­mo incên­dio já des­truiu par­te do Parque Nacional do Pantanal Mato-gros­sen­se e segue se espa­lhan­do.

Serra do Amolar sofre com aumento dos incêndios
RPPN Acurizal. Foto: IHP

Intensificação e res­pos­ta

Nesta quin­ta-fei­ra, 24 de outu­bro, a linha de fogo den­tro da RPPN Acurizal aumen­tou para uma exten­são de 11 km, tor­nan­do o com­ba­te ain­da mais desa­fi­a­dor para os bri­ga­dis­tas. Diante das con­di­ções cli­má­ti­cas extre­mas na região da Serra do Amolar, a atu­a­ção das equi­pes no local se mos­trou inviá­vel para extin­guir o fogo por com­ple­to.

Para refor­çar o com­ba­te, foram mobi­li­za­dos 6 bri­ga­dis­tas da Brigada Alto Pantanal e 38 bri­ga­dis­tas do Prevfogo/Ibama, além do uso de duas aero­na­ves para dis­per­são de água. Apesar da gra­vi­da­de, as equi­pes seguem atu­an­do inten­sa­men­te para con­ter as cha­mas e evi­tar danos mai­o­res.

“Diante des­ta tra­gé­dia, não vamos nos aba­ter. Nosso tra­ba­lho incan­sá­vel de moni­to­ra­men­to e com­ba­te con­ti­nu­a­rá com ain­da mais for­ça”, decla­ra­ram as auto­ri­da­des envol­vi­das nas ope­ra­ções de com­ba­te ao fogo.

Resgate e apoio

Além dos esfor­ços de com­ba­te ao incên­dio, uma equi­pe de res­ga­te do Grupo de Resgate Técnico Animal Cerrado Pantanal (Gretap/MS) está na Serra do Amolar, com pro­fis­si­o­nais do Instituto Homem Pantaneiro (IHP), Ibama e Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), pres­tan­do supor­te no res­ga­te de ani­mais e ações de pre­ser­va­ção ambi­en­tal.

Fonte: IHP

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA