O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) celebra três anos de sucesso com o Projeto Aurora, uma iniciativa voltada para apoiar mulheres em fase final de cumprimento de pena, ajudando-as a retomar suas vidas com novas perspectivas. O projeto oferece dinâmicas de inteligência emocional, apoio psicológico e incentiva o desenvolvimento educacional e profissional das participantes, com o objetivo de facilitar sua reintegração social.
A promotora de Justiça Jiskia Sandri Trentin, autora do projeto, destaca o impacto transformador do Aurora. “O Aurora monitora a fase final do cumprimento de pena, oferecendo dinâmicas psicológicas e de inteligência emocional, tendo como objetivo empoderar essas mulheres, mostrando que elas podem mudar suas vidas, investir em estudos e entrar no mercado de trabalho, com suporte contínuo do projeto”, explica.
Empoderamento e parcerias essenciais
O Projeto Aurora é resultado de uma parceria entre o MPMS, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), e conta com o apoio de setores públicos e privados. A diretora do Estabelecimento Penal Feminino de Regime Semiaberto, Aberto e Assistência à Albergada de Campo Grande, Cleide do Nascimento Freitas, ressaltou a importância da iniciativa. “O Aurora é um braço do Ministério Público e um apoio que nós da Agepen temos, auxiliando as internas no retorno à sociedade, resgatando a autorresponsabilidade delas.”
Histórias de transformação
Camila Almeida de Souza, uma das participantes do projeto, compartilha como o Aurora foi essencial para sua reabilitação. “Esse projeto fortalece, trabalha a autoestima, reintroduz a gente na sociedade. Estou fazendo curso. Fui atrás para participar, para o projeto trazer outra vida para mim porque eu não quero mais aquela vida de antes,” afirma.
Débora Aparecida Aquino Pinto, também beneficiada pelo projeto, falou sobre o processo de mudança pessoal. “Comecei procurando remições, para que eu pudesse sair o mais rápido possível daqui. Mas, com o passar do tempo, dos encontros, eu fui gostando e, cada vez mais, fui adquirindo conhecimento, buscando me encontrar.”
Próxima etapa e cerimônia de formatura
Nesta sexta-feira, às 15h, será realizada a formatura da terceira turma do Projeto Aurora no Auditório Cláudia Menezes Pereira. Durante o evento, terá início a quarta etapa da iniciativa, que contará com a participação de 20 novas reeducandas. Para a diretora de Assistência Penitenciária da Agepen, Maria de Lourdes Delgado Alves, o projeto tem um papel fundamental na valorização e empoderamento das internas. “Ao frequentarem as oficinas do projeto, elas se sentem valorizadas, empoderadas e conseguem ter uma visão de um cenário melhor no momento que saem das unidades penais,” conclui.
Fonte: MPMS