O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, assinou nesta quinta-feira (24) contratos para a construção de 258 novas moradias nas cidades de Dourados e Naviraí. As unidades fazem parte de uma parceria entre o governo estadual, federal e os municípios, por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), integrante do programa Minha Casa, Minha Vida.
Segundo o governador, a realização do projeto reflete um esforço conjunto. “Uma parceria de sucesso, com cada um fazendo sua parte, para conseguir viabilizar as novas moradias. Esta é uma conquista para todo o Estado. Vamos continuar nesta linha que é colocar a habitação como prioridade”, afirmou Riedel.
As novas unidades serão destinadas a famílias de baixa renda, classificadas na Faixa 1, com renda mensal de até R$ 2.850,00. Desde o retorno do programa Minha Casa, Minha Vida, o estado já contabiliza oito empreendimentos em seis cidades, totalizando 1.022 novas moradias.
Distribuição das unidades e apoio estadual
Em Dourados, serão construídas 198 unidades, sendo 108 no Vida Nova Cidade Jardim e 90 no Conjunto Habitacional GreenVille II. O governo estadual também investirá na instalação de infraestrutura básica de abastecimento de água e esgoto.
Para o prefeito de Dourados, Alan Guedes, o projeto marca um passo importante para o município. “Hoje é um dia especial. Após todo esforço coletivo e um trabalho sensacional da Agehab, conseguimos chegar nesta assinatura. O cidadão quer a sua casa própria e neste processo muitas famílias serão beneficiadas. Novas moradias ajudam a cidade a se desenvolver”, destacou.
Já em Naviraí, 60 novas moradias serão construídas no Residencial Interlagos. A Agehab (Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul) ofereceu suporte técnico e institucional desde o início do processo até a contratação dos projetos. “Os municípios procuram cada vez mais moradias, pois é uma demanda grande da população. As novas residências serão um marco para cidade”, comentou a prefeita de Naviraí, Rhaiza Matos.
Avanço da habitação em Mato Grosso do Sul
A diretora-presidente da Agehab, Maria do Carmo Avesani, destacou a importância da parceria para garantir o sucesso do projeto. “O esforço de todos fez com que não perdêssemos nenhuma casa para o Estado. Tenho que agradecer ao governador pelo empenho e por priorizar a habitação, isto é o que garante estas parcerias”, disse.
O superintendente da Caixa Econômica Federal no Mato Grosso do Sul, Augusto César Merey Vilhalba, também reforçou a relevância do empreendimento. “Trata-se de uma ação importante para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, com as parcerias do governo do estado e prefeituras, viabilizando o sonho da casa própria. Estamos chegando ao oitavo empreendimento, com investimento de R$ 191,5 milhões”, concluiu.
Fonte: Governo de MS