Rafaele Andrade apresenta o Knurl e discute arte e ecologia em evento gratuito no dia 29, próxima terça-feira
UFMS recebe turnê de artista que inova com impressão 3D
Foto: TV-TUDelft

Clique e ouça a matéria

No dia 29 de outu­bro, às 19h, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) sedi­a­rá a tur­nê Liveable Cities (Cidades Habitáveis) da com­po­si­to­ra e mul­ti-ins­tru­men­tis­ta Rafaele Andrade. O even­to, gra­tui­to e aber­to ao públi­co, ocor­re­rá no Auditório Professor Luis Felipe de Oliveira, no setor 3, pro­mo­vi­do pelo Laboratório de Violoncelo Expandido da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), com apoio do Consulado dos Países Baixos no Brasil.

Rafaele, uma das prin­ci­pais com­po­si­to­ras de sua gera­ção no Brasil, é conhe­ci­da pelo desen­vol­vi­men­to do Knurl, um ins­tru­men­to musi­cal ino­va­dor cri­a­do com impres­são 3D e mate­ri­ais bio­de­gra­dá­veis. No dia 30, às 17h30, ela minis­tra­rá uma ofi­ci­na sobre o ins­tru­men­to no Laboratório de Poéticas e Tecnologias Musicais da UFMS. As ins­cri­ções estão aber­tas para inte­res­sa­dos em par­ti­ci­par.

O pro­fes­sor da Faalc, William Teixeira, des­ta­ca a ino­va­ção artís­ti­ca e eco­ló­gi­ca da apre­sen­ta­ção. “A artis­ta tem um aspec­to de ino­va­ção total­men­te sin­gu­lar, que tem rece­bi­do aten­ção inter­na­ci­o­nal com diver­sos prê­mi­os. É um pra­zer poder rece­bê-la no ambi­en­te da UFMS, um ambi­en­te de ino­va­ção, para tra­zer novas idei­as que são mui­to impor­tan­tes para nos­sas pes­qui­sas”, afir­ma.

Teixeira tam­bém res­sal­ta a sin­gu­la­ri­da­de da per­for­man­ce de Rafaele, que inte­gra músi­ca clás­si­ca, ele­trô­ni­ca e popu­lar. “A apre­sen­ta­ção é carac­te­ri­za­da por uma sono­ri­da­de úni­ca, com um ins­tru­men­to que ofe­re­ce uma expe­ri­ên­cia iné­di­ta ao públi­co”, expli­ca. A ofi­ci­na com Rafaele pro­me­te enri­que­cer a visi­ta da artis­ta, pro­por­ci­o­nan­do uma expe­ri­ên­cia apro­fun­da­da sobre o Knurl.

A tur­nê Liveable Cities pas­sa­rá por oito cida­des do Brasil, enfa­ti­zan­do como a prá­ti­ca musi­cal pode impac­tar posi­ti­va­men­te a vida urba­na. O pro­je­to visa explo­rar a cul­tu­ra como um meio para melho­rar a qua­li­da­de de vida, enga­jan­do comu­ni­da­des locais e abor­dan­do desa­fi­os soci­o­am­bi­en­tais nas cida­des.

Fonte: UFMS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA