Encontro destacou a importância de colaboração entre Estado e municípios para fortalecer gestão e investimentos em Mato Grosso do Sul
Presidente da ALEMS se reúne com prefeitos eleitos
Foto: Carlos Godoy

Clique e ouça a matéria

Na últi­ma segun­da-fei­ra (21), o pre­si­den­te da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), depu­ta­do esta­du­al Gerson Claro, par­ti­ci­pou de uma reu­nião com pre­fei­tos elei­tos e ree­lei­tos, além de auto­ri­da­des esta­du­ais e fede­rais, para refor­çar a impor­tân­cia de par­ce­ri­as entre o gover­no esta­du­al e os muni­cí­pi­os. O encon­tro, que con­tou com a pre­sen­ça do gover­na­dor Eduardo Riedel, ocor­reu no audi­tó­rio da Secretaria Executiva de Transformação Digital (SETDIG) e reu­niu 78 pre­fei­tos do Estado, par­la­men­ta­res da ban­ca­da fede­ral e repre­sen­tan­tes de dife­ren­tes seto­res.

Durante o even­to, que se esten­deu pelo perío­do da manhã e tar­de, foram dis­cu­ti­dos temas essen­ci­ais para o desen­vol­vi­men­to dos muni­cí­pi­os e do Estado como um todo, com foco em saú­de, edu­ca­ção, segu­ran­ça e outros seto­res impor­tan­tes. A ini­ci­a­ti­va bus­cou pro­mo­ver um diá­lo­go aber­to e for­ta­le­cer a ges­tão muni­ci­pa­lis­ta, des­ta­can­do a cola­bo­ra­ção como meio de alcan­çar melho­res resul­ta­dos para a popu­la­ção.

O pre­si­den­te da ALEMS, depu­ta­do Gerson Claro, enfa­ti­zou a impor­tân­cia da Assembleia Legislativa na manu­ten­ção do equi­lí­brio do Estado e na cola­bo­ra­ção com os novos ges­to­res muni­ci­pais. “A Assembleia é defi­ni­ti­va na con­tri­bui­ção e manu­ten­ção do equi­lí­brio do Estado. Contem com o nos­so tra­ba­lho. Que pos­sa­mos con­ti­nu­ar con­tri­buin­do para esse mar­co de desen­vol­vi­men­to, e cada vez mais com a popu­la­ção, com oti­mis­mo e ale­gria de viver no melhor esta­do do Brasil”, afir­mou.

Com a pro­xi­mi­da­de do iní­cio das novas ges­tões, Gerson Claro refor­çou a res­pon­sa­bi­li­da­de que os pre­fei­tos terão ao assu­mir suas fun­ções em janei­ro. Ele des­ta­cou a neces­si­da­de de um ambi­en­te de deba­te entre dife­ren­tes pode­res e ins­ti­tui­ções para a toma­da de deci­sões. “No dia 1º de janei­ro, na hora de sen­tar na cadei­ra, a res­pon­sa­bi­li­da­de será mai­or. Então, quem vai admi­nis­trar, deve ter a capa­ci­da­de de cons­truir no muni­cí­pio o ambi­en­te que cons­truí­mos no esta­do, onde o poder exe­cu­ti­vo, legis­la­ti­vo, o judi­ciá­rio, o minis­té­rio públi­co sen­ta à mesa e deba­te aqui­lo que inte­res­sa para Mato Grosso do Sul”, res­sal­tou.

O gover­na­dor Eduardo Riedel e a sena­do­ra Tereza Cristina acm­pa­nha­ram a reu­nião. Foto: Carlos Godoy

O gover­na­dor Eduardo Riedel tam­bém des­ta­cou a rele­vân­cia das par­ce­ri­as entre Estado e muni­cí­pi­os, sali­en­tan­do a efi­ci­ên­cia das polí­ti­cas públi­cas quan­do imple­men­ta­das de for­ma cola­bo­ra­ti­va. “A reu­nião é o nos­so pri­mei­ro ato com os pre­fei­tos elei­tos e ree­lei­tos. Resolvemos nes­te momen­to reu­nir todos, ao invés das agen­das indi­vi­du­ais até para que todos pos­sam se conhe­cer. O esta­do vai con­ti­nu­ar sen­do par­cei­ro das 79 cida­des, com inves­ti­men­tos nos diver­sos seto­res. Nesta ges­tão muni­ci­pa­lis­ta, lan­ça­mos o pro­gra­ma MS Ativo, que além de man­ter as pri­o­ri­da­des de deman­das da infra­es­tru­tu­ra, tam­bém avan­ça em três gran­des áre­as na saú­de, edu­ca­ção e assis­tên­cia soci­al, onde a par­ce­ria do Estado com o muni­cí­pio é fun­da­men­tal”, afir­mou o gover­na­dor.

Fonte: ALEMS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA