Projeção do Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027 destaca Logística, Construção e Manutenção como áreas de maior demanda
MS precisa qualificar 207 mil profissionais até 2027
Foto: Reprodução/Web

Clique e ouça a matéria

O setor indus­tri­al de Mato Grosso do Sul deve­rá qua­li­fi­car 207 mil pro­fis­si­o­nais entre 2025 e 2027 para aten­der às deman­das do mer­ca­do, segun­do o Mapa do Trabalho Industrial, ela­bo­ra­do pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI) da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O levan­ta­men­to indi­ca a neces­si­da­de de for­ma­ção de 31 mil novos pro­fis­si­o­nais e requa­li­fi­ca­ção de 176 mil tra­ba­lha­do­res que já atu­am no mer­ca­do.

O estu­do con­si­de­ra o cres­ci­men­to econô­mi­co e a expan­são do mer­ca­do de tra­ba­lho, ser­vin­do como uma fer­ra­men­ta estra­té­gi­ca para o pla­ne­ja­men­to de cur­sos e trei­na­men­tos ofe­re­ci­dos pelo Senai. Rodolpho Caesar Mangialardo, dire­tor-regi­o­nal do Senai em Mato Grosso do Sul, des­ta­ca a impor­tân­cia da for­ma­ção pro­fis­si­o­nal para a com­pe­ti­ti­vi­da­de do esta­do: “Estamos com­pro­me­ti­dos em ofe­re­cer cur­sos ali­nha­dos às neces­si­da­des do mer­ca­do e que res­pon­dam tan­to à ino­va­ção tec­no­ló­gi­ca quan­to às deman­das com­por­ta­men­tais do futu­ro. O estu­do do Mapa do Trabalho Industrial nos aju­da a pla­ne­jar com pre­ci­são as capa­ci­ta­ções e requa­li­fi­ca­ções que vamos ofer­tar, para que pos­sa­mos aten­der às exi­gên­ci­as do setor com pro­fis­si­o­nais cada vez mais pre­pa­ra­dos”, afir­ma.

De acor­do com o Mapa, a deman­da por 31 mil novos pro­fis­si­o­nais se jus­ti­fi­ca pelo rit­mo de cri­a­ção de empre­gos e a neces­si­da­de de repo­si­ção de tra­ba­lha­do­res no mer­ca­do for­mal. Já os 176 mil tra­ba­lha­do­res que pre­ci­sam de requa­li­fi­ca­ção deve­rão apri­mo­rar suas habi­li­da­des téc­ni­cas e com­por­ta­men­tais para man­ter a com­pe­ti­ti­vi­da­de em suas fun­ções, tan­to na indús­tria quan­to em outros seto­res no Brasil.

O trei­na­men­to pre­vis­to con­tem­pla o desen­vol­vi­men­to de “hard skills”, como o domí­nio de máqui­nas, equi­pa­men­tos e softwa­res, e “soft skills”, como pen­sa­men­to crí­ti­co, inte­li­gên­cia emo­ci­o­nal, cri­a­ti­vi­da­de e ino­va­ção. Além dis­so, há foco em saú­de e segu­ran­ça no tra­ba­lho, com trei­na­men­tos vol­ta­dos para a ins­pe­ção de ins­ta­la­ções e cum­pri­men­to de nor­mas e regu­la­men­tos.

Áreas com maior demanda de profissionais

As pro­je­ções apon­tam que, entre 2025 e 2027, as seguin­tes áre­as terão mai­or deman­da por pro­fis­si­o­nais qua­li­fi­ca­dos:

  • Logística e Transporte: 50 mil novos tra­ba­lha­do­res serão neces­sá­ri­os, com vagas para téc­ni­cos de con­tro­le de pro­du­ção, moto­ris­tas de veí­cu­los de car­gas, almo­xa­ri­fes e arma­ze­nis­tas, entre outros.
  • Alimentos e Bebidas: A esti­ma­ti­va é de 21 mil novas vagas para maga­re­fes, tra­ba­lha­do­res na fabri­ca­ção e con­ser­va­ção de ali­men­tos, super­vi­so­res na pro­du­ção de ali­men­tos e bebi­das, além de outros car­gos.
  • Construção: Serão neces­sá­ri­os 20 mil tra­ba­lha­do­res para fun­ções como ope­ra­do­res de máqui­nas de ter­ra­pla­na­gem, aju­dan­tes de obras civis e tra­ba­lha­do­res de estru­tu­ras de alve­na­ria e fun­da­ções.
  • Agropecuária: Com uma deman­da pro­je­ta­da de 20 mil pro­fis­si­o­nais, as vagas inclu­em tra­ba­lha­do­res da meca­ni­za­ção agrí­co­la, apoio à agri­cul­tu­ra, meca­ni­za­ção flo­res­tal e reflo­res­ta­men­to.
  • Manutenção e Reparação: A área pre­ci­sa­rá de 19 mil novos pro­fis­si­o­nais, como mecâ­ni­cos de manu­ten­ção de veí­cu­los auto­mo­to­res, ele­tri­cis­tas de manu­ten­ção ele­tro­e­le­trô­ni­ca e ope­ra­ci­o­nais de con­ser­va­ção de vias.

Fonte: Governo de MS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA