Aluno de 14 anos matou três colegas e tirou a própria vida no Colégio Municipal Dom Pedro I, em Heliópolis.
Adolescente mata três colegas de classe no norte da Bahia
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Clique e ouça a matéria

O gover­na­dor da Bahia, Jerônimo Rodrigues, decre­tou luto ofi­ci­al de três dias após um trá­gi­co inci­den­te ocor­ri­do na tar­de de sex­ta-fei­ra (18) no Colégio Municipal Dom Pedro I, em Heliópolis, nor­te do esta­do. Um alu­no de 14 anos matou três cole­gas de clas­se e tirou a pró­pria vida duran­te uma aula. O caso cho­cou a comu­ni­da­de local e reper­cu­tiu em todo o país.

O inci­den­te acon­te­ceu no povo­a­do de Serra dos Correias, a cer­ca de 330 km de Salvador. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, o ata­que ocor­reu por vol­ta das 17h, quan­do o ado­les­cen­te levan­tou-se de sua car­tei­ra e dis­pa­rou con­tra três cole­gas de clas­se — duas jovens de 15 anos e um ado­les­cen­te da mes­ma ida­de.

O gover­na­dor Jerônimo Rodrigues expres­sou soli­da­ri­e­da­de às famí­li­as das víti­mas e deter­mi­nou a rápi­da apu­ra­ção do caso, além de ofe­re­cer supor­te ao pre­fei­to de Heliópolis, José Mendonça Dantas. “Meus sen­ti­men­tos a todos os fami­li­a­res e cole­gas dos estu­dan­tes. Determinei à Secretaria de Segurança Pública a ime­di­a­ta apu­ra­ção do fato. Já esta­mos pres­tan­do o apoio neces­sá­rio ao muni­cí­pio e ao pre­fei­to Mendonça atra­vés da estru­tu­ra do gover­no do esta­do”, decla­rou Rodrigues em nota.

Ministério da Justiça e Segurança Pública e outras auto­ri­da­des mani­fes­tam apoio

O Ministério da Justiça e Segurança Pública tam­bém lamen­tou o ocor­ri­do e infor­mou que está cola­bo­ran­do com as inves­ti­ga­ções. Em nota, a pas­ta anun­ci­ou que pres­ta­rá auxí­lio atra­vés do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), a fim de ace­le­rar a apu­ra­ção do caso e garan­tir que os fatos sejam escla­re­ci­dos rapi­da­men­te.

O minis­tro da Educação, Camilo Santana, se soli­da­ri­zou com as famí­li­as das víti­mas e ofe­re­ceu equi­pes de aten­di­men­to psi­co­ló­gi­co espe­ci­a­li­za­do. “Liguei para o gover­na­dor Jerônimo Rodrigues e para o pre­fei­to Mendonça e colo­quei o Ministério da Educação à intei­ra dis­po­si­ção, com envio da equi­pe de psi­có­lo­gas espe­ci­a­lis­tas em Psicologia das Emergências e Desastres, que com­põem o núcleo de res­pos­ta e recons­tru­ção de comu­ni­da­des esco­la­res após ata­ques de vio­lên­cia extre­ma”, decla­rou Santana.

O minis­tro da Casa Civil e ex-gover­na­dor da Bahia, Rui Costa, tam­bém se mani­fes­tou. “Neste momen­to de dor, envio minha soli­da­ri­e­da­de e ora­ções às famí­li­as e ami­gos das víti­mas, além de toda a comu­ni­da­de esco­lar. É devas­ta­dor pen­sar nas vidas ino­cen­tes que foram inter­rom­pi­das de for­ma tão trá­gi­ca”, afir­mou.

O trá­gi­co epi­só­dio gerou como­ção e rea­cen­deu o deba­te sobre segu­ran­ça em esco­las, des­ta­can­do a neces­si­da­de de medi­das para garan­tir um ambi­en­te segu­ro para estu­dan­tes e edu­ca­do­res.

Fonte: Agência Brasil

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA