Estudantes desenvolvem projeto agroecológico que integra ciência e sustentabilidade, com apoio da Fundect, e apresentarão resultados na Fetecms
Estudantes do Pictec inovam agricultura familiar em Anhanduí
Foto: Acervo/Pictec

Clique e ouça a matéria

Estudantes do ensi­no médio de Anhanduí estão revo­lu­ci­o­nan­do a agri­cul­tu­ra fami­li­ar na região com prá­ti­cas agro­e­co­ló­gi­cas. O pro­je­to “Sistema da Tecnologia Social das Hortas Mandalas: Integrando Educação Profissional e Educação do Campo na pers­pec­ti­va do Desenvolvimento Sustentável”, desen­vol­vi­do por qua­tro alu­nos da Escola Estadual Pólo Francisco Cândido de Rezende, incen­ti­va o cul­ti­vo sus­ten­tá­vel e pro­mo­ve a pro­du­ção de ali­men­tos fres­cos para a comu­ni­da­de local.

O estu­do foi sele­ci­o­na­do pelo Programa de Iniciação Científica e Tecnológica do Estado de Mato Grosso do Sul (Pictec), que teve sua ter­cei­ra edi­ção lan­ça­da em 2023. A Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul), vin­cu­la­da à Semadesc, con­ce­deu bol­sas de R$400 men­sais aos estu­dan­tes e R$800 para a pro­fes­so­ra ori­en­ta­do­ra, Caroline Silveiro Mossi, para o desen­vol­vi­men­to da pes­qui­sa ao lon­go de 12 meses.

Sob ori­en­ta­ção da pro­fes­so­ra Caroline e coo­ri­en­ta­ção das pro­fes­so­ras Letícia Patricia de Castro e Amanda Uchoa, os alu­nos Ariel Pereira, Michele Nascimento, Samara Silva e Thiago Andrade rea­li­za­ram pes­qui­sas locais para iden­ti­fi­car quais cul­ti­vos seri­am mais ade­qua­dos para a região. Entre as cul­tu­ras esco­lhi­das estão alfa­ce, cou­ve, beter­ra­ba, milho e mara­cu­já.

“As hor­tas man­da­las con­sis­tem na pro­du­ção de ali­men­tos em que o plan­tio é fei­to em for­ma­to cir­cu­lar, per­mi­tin­do que as plan­tas se aju­dem de acor­do com suas carac­te­rís­ti­cas. O for­ma­to traz ele­men­tos da natu­re­za, como cor­ti­nas que­bra-ven­tos e plan­tas repe­len­tes a inse­tos, que auxi­li­am na recu­pe­ra­ção da bio­di­ver­si­da­de e no con­tro­le eco­ló­gi­co”, expli­ca Caroline.

Foto: Acervo/Pictec

Tecnologia e Inovação

Os estu­dan­tes tam­bém incor­po­ra­ram tec­no­lo­gi­as ino­va­do­ras no pro­je­to. Eles desen­vol­ve­ram um sis­te­ma de irri­ga­ção robó­ti­co usan­do a pla­ta­for­ma Arduino, que moni­to­ra o nível de umi­da­de do solo com sen­so­res e sinais de LED. Segundo o alu­no Thiago Andrade, o momen­to mais mar­can­te foi quan­do o sis­te­ma fun­ci­o­nou pela pri­mei­ra vez: “Aquela feli­ci­da­de após o LED se acen­der pela pri­mei­ra vez foi indes­cri­tí­vel. Minhas idei­as come­ça­ram a bri­lhar mais for­te”.

Outro des­ta­que do pro­je­to foi o uso da meli­po­ni­cul­tu­ra para garan­tir a poli­ni­za­ção. Os alu­nos ins­ta­la­ram cai­xas com abe­lhas sem fer­rão, como a jataí, e maman­ga­vas em dife­ren­tes pon­tos das hor­tas. Michele Nascimento com­par­ti­lhou sua expe­ri­ên­cia: “O momen­to mais mar­can­te foi par­ti­ci­par das prá­ti­cas rela­ci­o­na­das aos cui­da­dos com as abe­lhas sem fer­rão. Nessas ati­vi­da­des, fiz vári­as des­co­ber­tas, como a fabri­ca­ção de iscas para cap­tu­rá-las”.

Preparação para a Fetecms

Agora, o gru­po se pre­pa­ra para apre­sen­tar seus resul­ta­dos na Fetecms (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), que ocor­re­rá de 20 a 23 de outu­bro, em Campo Grande. O even­to, rea­li­za­do pela UFMS com apoio da Fundect, reú­ne pro­je­tos cien­tí­fi­cos de estu­dan­tes de toda a região.

“Será minha pri­mei­ra vez par­ti­ci­pan­do de uma fei­ra cien­tí­fi­ca, e estou mui­to empol­ga­do com a nova expe­ri­ên­cia que a Fetec me pro­por­ci­o­na­rá. Pretendo apre­sen­tar os resul­ta­dos da pro­du­ção de ole­rí­co­las da hor­ta man­da­la, além das prá­ti­cas agro­e­co­ló­gi­cas apli­ca­das”, comen­ta o estu­dan­te Ariel Pereira.

Para a pro­fes­so­ra Caroline, o pro­je­to Pictec foi essen­ci­al para desen­vol­ver auto­no­mia e res­pon­sa­bi­li­da­de nos alu­nos. “Com o Pictec, eles desen­vol­vem dedi­ca­ção e enga­ja­men­to nas ati­vi­da­des de pes­qui­sa. O ato da lei­tu­ra, da ora­li­da­de e da escri­ta são outros pon­tos impor­tan­tes refor­ça­dos no pro­je­to”, con­clui.

Fonte: Fundect

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA