Iniciativa financiada pela Lei Paulo Gustavo promove intercâmbio cultural e diálogos educativos com estudantes
Karla Coronel leva música regional a escolas de Campo Grande
Foto: Divulgação/FCMS

Clique e ouça a matéria

A can­to­ra e aca­dê­mi­ca de músi­ca Karla Coronel ini­cia nes­ta segun­da-fei­ra (21) o pro­je­to “Karla Coronel: Conexão Cultural nas Escolas”, que leva­rá a músi­ca regi­o­nal sul-mato-gros­sen­se e diá­lo­gos edu­ca­ci­o­nais para cin­co esco­las esta­du­ais de Campo Grande. A estreia será na Escola Estadual Joaquim Murtinho, a par­tir das 9h30, com apre­sen­ta­ções ao vivo e con­ver­sas sobre a impor­tân­cia da cul­tu­ra local e a car­rei­ra na músi­ca, abor­dan­do des­de o ves­ti­bu­lar até o ingres­so nas uni­ver­si­da­des.

O pro­je­to, finan­ci­a­do pela Lei Paulo Gustavo e pro­mo­vi­do pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, atra­vés de edi­tal da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), visa for­ta­le­cer a rela­ção entre arte e edu­ca­ção. As apre­sen­ta­ções, que acon­te­cem duran­te os inter­va­los das aulas, têm dura­ção de 30 minu­tos e pre­ten­dem apro­xi­mar os alu­nos da rique­za cul­tu­ral da região. Além da Escola Joaquim Murtinho, o pro­je­to tam­bém per­cor­re­rá as esco­las Teotônio Vilela (22/10), Profª Neyder Suelly Costa Vieira (23/10), José Mamede de Aquino (29/10) e Luísa Vidal Borges Daniel (30/10).

“Levarei um reper­tó­rio de músi­cas auto­rais e clás­si­cos de artis­tas como Almir Sater e Geraldo Espíndola, bus­can­do valo­ri­zar o lega­do cul­tu­ral de Mato Grosso do Sul. Também have­rá um bate-papo com os estu­dan­tes sobre a for­ma­ção aca­dê­mi­ca e o papel da cul­tu­ra na edu­ca­ção,” expli­ca Karla Coronel, ide­a­li­za­do­ra do pro­je­to.

Foto: Divulgação/FCMS

O dire­tor da Escola Teotônio Vilela, Valter Queiroz, elo­gia a ini­ci­a­ti­va: “Essa cone­xão entre cul­tu­ra regi­o­nal e ensi­no esti­mu­la cri­a­ti­vi­da­de e pen­sa­men­to crí­ti­co, essen­ci­ais para a for­ma­ção inte­gral dos alu­nos. Além dis­so, ofe­re­ce uma opor­tu­ni­da­de de valo­ri­za­ção da iden­ti­da­de cul­tu­ral local.”

O pro­je­to se des­ta­ca por levar músi­ca e edu­ca­ção a dife­ren­tes rea­li­da­des, indo do cen­tro às áre­as peri­fé­ri­cas da cida­de. “A músi­ca é uma lin­gua­gem uni­ver­sal que conec­ta pes­so­as e pode ser uma pode­ro­sa fer­ra­men­ta de trans­for­ma­ção soci­al. Ao com­par­ti­lhar a músi­ca regi­o­nal e auto­ral, que­ro mos­trar aos estu­dan­tes que nos­sa iden­ti­da­de cul­tu­ral é rica e mere­ce ser valo­ri­za­da,” res­sal­ta Karla.

Serviço

Karla Coronel: Conexão Cultural nas Escolas
Dia 21/10 (segun­da-fei­ra) – E.E Joaquim Murtinho – Av. Afonso Pena, 2445 – Centro.
Dia 22/10 (ter­ça-fei­ra) – E.E Teotônio Vilela – Av. Souza Lima, 506 – Nucleo Hab. Universitária. 
Dia 23/10 (quar­ta-fei­ra) – E.E Profª Neyder Suelly Costa Vieira, Rua Marco Aurélio Beier, 100 – Jardim Aero Rancho.
Dia 29/10 (ter­ça-fei­ra) – E.E José Mamede de Aquino – Rua Heitor Viêira de Almeida, 287 – Jardim Aeroporto.
Dia 30/10 (quar­ta-fei­ra) – E.E Luísa Vidal Borges Daniel – Rua das Ameixeiras, s/n – bair­ro Buriti.

Fonte: FCMS

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA