OPINIÃO

Uma caminhada pós-temporal ao redor da Lagoa Itatiaia simboliza os ciclos da vida, onde pausas e contradições revelam novas perspectivas e possibilidades de renascimento e transformação.
A vida pede pausas. (Foto: Vivianne Nunes)

Clique e ouça a matéria

Duas vol­tas ao redor da Lagoa. Céu cin­za e mui­tos galhos caí­dos no chão, resul­ta­do do tem­po­ral do dia ante­ri­or. A água ain­da mui­to bai­xa no Itatiaia e aos pou­cos, as cri­an­ças vão sain­do de suas casas para ten­tar apro­vei­tar um res­ti­nho da manhã antes que São Pedro resol­va man­dar mais água. Apesar des­se aspec­to cin­zen­to, impos­sí­vel que minha cabe­ça não cri­as­se uma ana­lo­gia tão for­te com a minha pró­pria vida e, por que não, com a vida de todo mun­do.

Andando em cír­cu­los, Jeneci dizen­do ao meu ouvi­do que o “A gen­te é fei­to pra aca­bar”. Na con­tra­mão, ido­sos, famí­li­as, cri­an­ças e seus cães, tão livres, tão sol­tos de suas amar­ras. E eu nem estou falan­do as colei­ras. Duas vol­tas em vol­ta da Lagoa e um mar de pos­si­bi­li­da­des e lem­bran­ças e com­pa­ra­ções. Mesmo quem anda na con­tra­mão tem lá sua gra­ça, ou des (gra­ça). Estamos todos indo e vin­do e afi­nal de con­tas, como pos­so dizer que são eles a andar na con­tra­mão e não eu? E se não hou­ves­sem pes­so­as na con­tra­mão, como iría­mos nos encon­trar?

A vida é assim, a gen­te não para nun­ca, ape­sar das pau­sas. Estamos sem­pre indo a algum lugar, mes­mo quan­do dor­mi­mos e cami­nha­mos rumo aos nos­sos sonhos ou des­can­so sem cor, sem bri­lho. Algumas vezes cami­nhan­do, outras cor­ren­do mui­to, por vezes olhan­do para trás, mas ten­tan­do seguir em fren­te, sem­pre em fren­te, sem­pre em fren­te … “não temos tem­po a per­der, nos­so suor sagra­do é bem mais belo que esse san­gue amar­go”. Sempre em fren­te …

SOBRE O AUTOR

Picture of Vivianne Nunes

Vivianne Nunes

Vivianne Nunes, jornalista, empresária VW Comunicação, radialista, apresentadora do programa Rádio Livre da FM 104,7 e do Podcast Guia +Saúde!

"Os artigos assinados por editores convidados refletem as opiniões e visões pessoais dos autores e não necessariamente representam a posição editorial deste jornal. O conteúdo é de inteira responsabilidade dos respectivos colaboradores."

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA