O PSDB fortaleceu sua posição em seis dos sete municípios da Rota da Celulose no Mato Grosso do Sul, crucial à expansão da indústria.
Na rota da celulose de Mato Grosso do Sul, PSDB consolida presença política
MS-040 Foto: Edemir Rodrigues

Clique e ouça a matéria

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) con­so­li­dou sua pre­sen­ça em seis dos sete muni­cí­pi­os que com­põem a estra­té­gi­ca região de desen­vol­vi­men­to flo­res­tal de Mato Grosso do Sul. A rota, com­pos­ta por Ribas do Rio Pardo, Água Clara, Três Lagoas, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Inocência e Brasilândia, será um eixo cen­tral na expan­são da pro­du­ção de celu­lo­se no Brasil.

Resultados das eleições: PSDB se fortalece

Os can­di­da­tos do PSDB con­quis­ta­ram vitó­ri­as expres­si­vas em diver­sas cida­des des­sa rota. Em Ribas do Rio Pardo, Roberson ven­ceu com 6.142 votos, des­ta­can­do-se como uma das prin­ci­pais lide­ran­ças des­se polo indus­tri­al. Seguindo a mes­ma ten­dên­cia, Gerolina foi elei­ta com 7.323 votos em Água Clara. Já em Três Lagoas, Dr. Cassiano Maia obte­ve uma vitó­ria sig­ni­fi­ca­ti­va com 38.076 votos.

Em Santa Rita do Pardo, Dr. Lúcio Costa foi elei­to can­di­da­to úni­co, garan­tin­do a con­ti­nui­da­de da ges­tão tuca­na. Wanderleia Caravina ampli­ou o domí­nio do PSDB em Bataguassu, ven­cen­do com 11.025 votos. Já em Brasilândia, Marcia Amaral somou 4.279 votos, der­ro­tan­do a can­di­da­ta Neia, do MDB. Em Inocência, o PP ven­ceu com Toninho da Cofapi (3.669 votos), ten­do Henrique Cesar (PSDB) como vice, man­ten­do uma ali­an­ça diver­si­fi­ca­da na região.

Expansão do setor de celulose e investimentos

A Rota da Celulose abran­ge um tra­je­to de 576,3 km, ligan­do cida­des que se bene­fi­ci­a­rão dire­ta­men­te dos novos inves­ti­men­tos em infra­es­tru­tu­ra e indús­tri­as. A Suzano já ini­ci­ou ope­ra­ções em Ribas do Rio Pardo, e a Arauco está em fase de cons­tru­ção em Inocência.

Mato Grosso do Sul res­pon­de por 24% da pro­du­ção naci­o­nal de celu­lo­se, sen­do líder no setor. Projeções indi­cam que, até 2032, a região pode rece­ber até qua­tro novas fábri­cas, cri­an­do 100 mil empre­gos dire­tos e indi­re­tos. A Eldorado Brasil está dupli­can­do sua capa­ci­da­de em Três Lagoas, enquan­to a Braccel inves­te até R$ 25 bilhões em uma nova uni­da­de em Água Clara.

Rota da Celulose: um novo eixo de desenvolvimento

Com o avan­ço da Rota da Celulose, Mato Grosso do Sul se con­so­li­da como epi­cen­tro da pro­du­ção de celu­lo­se no Brasil. Esse cres­ci­men­to, impul­si­o­na­do por empre­sas naci­o­nais e inter­na­ci­o­nais, gera milha­res de empre­gos, for­ta­le­ce a eco­no­mia regi­o­nal e colo­ca o esta­do em des­ta­que no cená­rio glo­bal.

SOBRE O AUTOR

Picture of Guia MS Notícias

Guia MS Notícias

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA