Índice de Confiança do Empresário do Comércio registra queda pelo segundo mês consecutivo na Capital
A confiança dos comerciantes em Campo Grande sofreu uma nova retração em agosto, conforme aponta o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), divulgado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). O índice caiu para 104 pontos, comparado aos 106,6 registrados em julho, marcando a segunda queda consecutiva.
Esse cenário local contrasta com o índice nacional, que também apresentou uma leve queda, registrando 108,7 pontos em agosto, uma redução de 1,5% em relação ao mês anterior.
A pesquisa revelou que 30,1% dos empresários campo-grandenses entrevistados acreditam que as condições econômicas “pioraram um pouco”, enquanto 42% afirmam que “pioraram muito”. A percepção negativa é mais acentuada entre aqueles com mais de 50 funcionários.
Regiane Dedé de Oliveira, economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS), atribui essa queda de confiança ao recuo de 1% no comércio ampliado em junho, segundo dados do IBGE. Além disso, as incertezas em torno da taxa Selic, da inflação e das contas públicas contribuem para uma perspectiva cautelosa.
Apesar da queda no índice de confiança, a pesquisa revela sinais de otimismo entre os empresários. Os indicadores de “Expectativa para a economia” e “Expectativa para o comércio” mostram que 59,9% e 74,9% dos entrevistados, respectivamente, estão otimistas quanto ao futuro, indicando uma visão positiva do cenário econômico a médio prazo.
Fonte: Fecomércio
Foto: Divulgação/Web