Comerciantes campo-grandenses ficam mais cautelosos em agosto, aponta CNC
Comerciantes campo-grandenses ficam mais cautelosos em agosto, aponta CNC

Clique e ouça a matéria

Índice de Confiança do Empresário do Comércio regis­tra que­da pelo segun­do mês con­se­cu­ti­vo na Capital

A con­fi­an­ça dos comer­ci­an­tes em Campo Grande sofreu uma nova retra­ção em agos­to, con­for­me apon­ta o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), divul­ga­do pela Confederação Nacional do Comércio (CNC). O índi­ce caiu para 104 pon­tos, com­pa­ra­do aos 106,6 regis­tra­dos em julho, mar­can­do a segun­da que­da con­se­cu­ti­va.

Esse cená­rio local con­tras­ta com o índi­ce naci­o­nal, que tam­bém apre­sen­tou uma leve que­da, regis­tran­do 108,7 pon­tos em agos­to, uma redu­ção de 1,5% em rela­ção ao mês ante­ri­or.

A pes­qui­sa reve­lou que 30,1% dos empre­sá­ri­os cam­po-gran­den­ses entre­vis­ta­dos acre­di­tam que as con­di­ções econô­mi­cas “pio­ra­ram um pou­co”, enquan­to 42% afir­mam que “pio­ra­ram mui­to”. A per­cep­ção nega­ti­va é mais acen­tu­a­da entre aque­les com mais de 50 fun­ci­o­ná­ri­os.

Regiane Dedé de Oliveira, eco­no­mis­ta do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF-MS), atri­bui essa que­da de con­fi­an­ça ao recuo de 1% no comér­cio ampli­a­do em junho, segun­do dados do IBGE. Além dis­so, as incer­te­zas em tor­no da taxa Selic, da infla­ção e das con­tas públi­cas con­tri­bu­em para uma pers­pec­ti­va cau­te­lo­sa.

Apesar da que­da no índi­ce de con­fi­an­ça, a pes­qui­sa reve­la sinais de oti­mis­mo entre os empre­sá­ri­os. Os indi­ca­do­res de “Expectativa para a eco­no­mia” e “Expectativa para o comér­cio” mos­tram que 59,9% e 74,9% dos entre­vis­ta­dos, res­pec­ti­va­men­te, estão oti­mis­tas quan­to ao futu­ro, indi­can­do uma visão posi­ti­va do cená­rio econô­mi­co a médio pra­zo.

Fonte: Fecomércio
Foto: Divulgação/Web

SOBRE O AUTOR

Picture of Guia MS Notícias

Guia MS Notícias

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA