Clique e ouça a matéria


Logo Agência Brasil

O bra­si­lei­ro Vinícius Júnior, joga­dor do Real Madrid, ven­ceu o prê­mio da Fifa de melhor joga­dor do mun­do em 2024. A pre­mi­a­ção ocor­reu na tar­de des­ta ter­ça-fei­ra (17), em Doha, no Catar. É a pri­mei­ra vez que Vini Jr. rece­be o prê­mio “The Best” dado pela enti­da­de máxi­ma do fute­bol.

Em seu dis­cur­so, o joga­dor lem­brou do Flamengo, clu­be que o reve­lou, e agra­de­ceu tam­bém aos cole­gas da Seleção Brasileira e do clu­be espa­nhol, onde atua des­de o segun­do semes­tre de 2018.

Notícias relacionadas:

“Tenho de agra­de­cer a todo mun­do que votou em mim, todos os joga­do­res, trei­na­do­res, jor­na­lis­tas e meus fãs. Eu não pode­ria dei­xar de agra­de­cer à minha famí­lia, que dei­xou de viver o sonho dela para viver o meu sonho. Agradecer ao pre­si­den­te, ao mis­ter Carleto [Carlo Ancelotti, trei­na­dor do Real Madrid], e ao meu time que me fez che­gar até aqui e me fez acre­di­tar que eu pode­ria fazer a dife­ren­ça e fazer gran­des coi­sas com elas”.

O cra­que da Seleção Brasileira e do Real Madrid viveu a tem­po­ra­da mais espe­ta­cu­lar de sua car­rei­ra em 2023/24. Ele foi pro­ta­go­nis­ta cons­tan­te­men­te em momen­tos deci­si­vos pelo Real Madrid, mar­can­do 24 gols em 39 par­ti­das em diver­sas com­pe­ti­ções.

Vini Jr. teve 48 pon­tos na vota­ção, rea­li­za­da por trei­na­do­res e capi­tães de sele­ções naci­o­nais, jor­na­lis­tas e tor­ce­do­res. Em segun­do lugar ficou o espa­nhol Rodri, com 43 pon­tos. O meia inglês Jude Bellingham ficou em ter­cei­ro, com 37 pon­tos. Veja a lis­ta com­ple­ta no site da Fifa .

O Brasil vol­ta a ter o melhor joga­dor do mun­do depois de 17 anos. A últi­ma vez havia sido em 2007, quan­do Kaká foi agra­ci­a­do. É a pri­mei­ra vez, no entan­to, que um bra­si­lei­ro é pre­mi­a­do duran­te a era The Best, pre­mi­a­ção cri­a­da pela Fifa em 2016. Antes, a pre­mi­a­ção tinha outro nome e che­gou a ser divi­dia com a “Bola de Ouro”, prê­mio dado pela revis­ta fran­ce­sa France Football.

Marta ganha o “Marta”

A bra­si­lei­ra Marta, elei­ta seis vezes a melhor do mun­do em anos ante­ri­o­res, ven­ceu em 2024 o prê­mio de gol mais boni­to do fute­bol femi­ni­no. Como uma coro­a­ção de uma car­rei­ra vito­ri­o­sa, ela con­quis­tou um prê­mio que traz seu nome. O pri­mei­ro Prêmio Marta da FIFA, cri­a­do para reco­nhe­cer o melhor gol do fute­bol femi­ni­no, foi con­quis­ta­do pela pró­pria.

Duas sema­nas antes de dis­pu­tar o Torneio Olímpico de Futebol Feminino de Paris 2024, a ala­go­a­na mar­cou o gol pre­mi­a­do: um chu­te cer­tei­ro da entra­da da área, no ângu­lo, após dri­blar a zaguei­ra com uma peda­la­da.

“Quero dizer que estou mui­to feliz com o resul­ta­do. Competir com todas essas cra­ques… Foram gols fan­tás­ti­cos, e essa tem­po­ra­da foi mara­vi­lho­sa tam­bém. [Estou] Mais feliz ain­da em rece­ber um prê­mio que leva o meu nome. Sem dúvi­da, é uma hon­ra mui­to gran­de, então que­ro agra­de­cer a todos vocês”, dis­se Marta.

* Com infor­ma­ções do site da Fifa

SOBRE O AUTOR

Picture of Guia MS Notícias

Guia MS Notícias

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA