Aquisição reforça atendimento de urgência e oferece mais segurança para pacientes e profissionais
Prefeitura de Campo Grande renova frota do SAMU com seis novas ambulâncias
Foto: Divulgação/PMCG

Clique e ouça a matéria

A Prefeitura de Campo Grande, em par­ce­ria com o Ministério da Saúde, entre­gou nes­ta sex­ta-fei­ra (12) seis novas ambu­lân­ci­as ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), em cerimô­nia rea­li­za­da na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). A aqui­si­ção repre­sen­ta um mar­co para o for­ta­le­ci­men­to da saú­de públi­ca na capi­tal, ao reno­var par­te da fro­ta e garan­tir mai­or agi­li­da­de no aten­di­men­to pré-hos­pi­ta­lar. O inves­ti­men­to total de R$ 1,7 milhão cor­res­pon­de ao com­pro­mis­so fir­ma­do em 2021, via­bi­li­za­do após a reti­ra­da de oito veí­cu­los anti­gos, des­gas­ta­dos pelo uso cons­tan­te.

A pre­fei­ta Adriane Lopes des­ta­cou o impac­to das novas via­tu­ras para a melho­ria do ser­vi­ço. “Quando assu­mi a ges­tão, o SAMU enfren­ta­va séri­as difi­cul­da­des, com ambu­lân­ci­as des­gas­ta­das pelo tem­po e sem con­di­ções de aten­der à deman­da da popu­la­ção. Hoje, esta­mos cor­ri­gin­do esse cená­rio, garan­tin­do que a popu­la­ção tenha um aten­di­men­to de qua­li­da­de, espe­ci­al­men­te em momen­tos crí­ti­cos”, afir­mou. Ela refor­çou que a reno­va­ção da fro­ta é essen­ci­al para que situ­a­ções de emer­gên­cia sejam tra­ta­das com mais efi­ci­ên­cia.

Cada ambu­lân­cia, adqui­ri­da por R$ 289 mil, inte­gra um esfor­ço con­jun­to para melho­rar as con­di­ções de tra­ba­lho dos pro­fis­si­o­nais do SAMU e a segu­ran­ça dos paci­en­tes. Isabella Maria de Souza, coor­de­na­do­ra do SAMU, res­sal­tou que os novos veí­cu­los tra­zem mai­or con­for­to para as equi­pes que pas­sam horas nas ruas aten­den­do ocor­rên­ci­as e pro­por­ci­o­nam mais segu­ran­ça para os paci­en­tes.

O even­to con­tou com home­na­gens da sena­do­ra Tereza Cristina aos pro­fis­si­o­nais do SAMU. “Sabemos da dedi­ca­ção des­ses tra­ba­lha­do­res, que estão sem­pre pron­tos para aten­der a popu­la­ção em momen­tos de mai­or neces­si­da­de”, decla­rou a par­la­men­tar, enfa­ti­zan­do a impor­tân­cia do tra­ba­lho rea­li­za­do pelas equi­pes de urgên­cia.

Rosana Leite, secre­tá­ria muni­ci­pal de Saúde, expli­cou que Campo Grande con­ta ago­ra com 16 ambu­lân­ci­as, incluin­do 4 de supor­te avan­ça­do, 10 de supor­te bási­co e 2 moto­lân­ci­as. Ela des­ta­cou que a reno­va­ção da fro­ta é uma pri­o­ri­da­de, já que, con­for­me o Ministério da Saúde, ambu­lân­ci­as devem ser subs­ti­tuí­das a cada cin­co anos de uso. Além dis­so, men­ci­o­nou que o veí­cu­lo 4x4 con­ti­nua aten­den­do o dis­tri­to de Anhanduí e o assen­ta­men­to Três Corações, áre­as rurais da capi­tal.

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA