Lojistas projetam crescimento nas vendas e destacam o Natal como o principal período de faturamento do ano
Comércio e supermercados da capital não abrem no Natal e Ano Novo
Foto: Guia MS Notícias

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Uma pes­qui­sa rea­li­za­da pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) com 103 empre­sá­ri­os apon­ta que 82% deles espe­ram aumen­to nas ven­das duran­te o Natal de 2024 em com­pa­ra­ção ao ano ante­ri­or. Entre os entre­vis­ta­dos, 14% pro­je­tam esta­bi­li­da­de nas ven­das, enquan­to ape­nas 4% acre­di­tam em que­da no fatu­ra­men­to.

O levan­ta­men­to reve­lou que entre os oti­mis­tas, 34% esti­mam cres­ci­men­to de 11% a 20%, enquan­to 32% pre­ve­em aumen­to de até 10% e 16% apos­tam em alta entre 21% e 50%. Nenhum dos par­ti­ci­pan­tes pro­je­tou cres­ci­men­to supe­ri­or a 50%.

“O perío­do de final de ano é, his­to­ri­ca­men­te, uma das épo­cas mais impor­tan­tes para o comér­cio, e os resul­ta­dos de nos­sa pes­qui­sa con­fir­mam essa ten­dên­cia. O Natal repre­sen­ta uma opor­tu­ni­da­de sig­ni­fi­ca­ti­va para aque­cer as ven­das e for­ta­le­cer o rela­ci­o­na­men­to com os con­su­mi­do­res. É ani­ma­dor ver que mais da meta­de dos empre­sá­ri­os espe­ra um cres­ci­men­to em rela­ção ao ano pas­sa­do”, des­ta­ca Renato Paniago, pre­si­den­te da ACICG.

Ticket médio e liquidações

Com rela­ção ao tic­ket médio, 51% dos empre­sá­ri­os acre­di­tam que o con­su­mi­dor gas­ta­rá entre R$ 101,00 e R$ 200,00 por com­pra, enquan­to 33% espe­ram valo­res entre R$ 51,00 e R$ 100,00. Apenas 3% pro­je­tam gas­tos abai­xo de R$ 50,00, e 13% apos­tam em valo­res supe­ri­o­res a R$ 200,00.

Para o perío­do pós-Natal, 79% dos empre­sá­ri­os pla­ne­jam rea­li­zar liqui­da­ções, estra­té­gia que visa man­ter o flu­xo de ven­das no iní­cio de 2025. No entan­to, 65% dos entre­vis­ta­dos refor­ça­ram que o Natal con­ti­nua sen­do o prin­ci­pal perío­do de fatu­ra­men­to, supe­ran­do as pro­mo­ções de fim e iní­cio de ano.

“As liqui­da­ções pla­ne­ja­das para o pós-Natal tam­bém mos­tram o com­pro­mis­so do comér­cio em apro­vei­tar todas as opor­tu­ni­da­des para girar os esto­ques e atrair cli­en­tes”, com­ple­men­ta Paniago.

Segmentos mais representativos

A pes­qui­sa reve­lou que o setor de ves­tuá­rio foi o mais repre­sen­ta­do entre os par­ti­ci­pan­tes, abran­gen­do 42% das empre­sas con­sul­ta­das. Outros seg­men­tos tam­bém se des­ta­ca­ram, como ele­trô­ni­cos (23%) e brin­que­dos (15%). Setores como cal­ça­dos, per­fu­ma­ria, joi­as e ser­vi­ços repre­sen­ta­ram, jun­tos, 20% dos res­pon­den­tes.

SOBRE O AUTOR

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Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

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