O programa MS Supera segue com o prazo aberto para que estudantes beneficiários enviem a documentação necessária à continuidade do auxílio financeiro. A iniciativa, criada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, concede bolsa de estudo no valor de um salário mínimo a alunos de baixa renda, com o objetivo de garantir a permanência nos cursos universitários e técnicos e reduzir a evasão escolar. O envio dos documentos deve ser feito até o dia 20 de outubro diretamente no sistema do programa, no site www.mssupera.ms.gov.br.
Entre os bolsistas está Daniel de Oliveira Ezidio, 25 anos, acadêmico indígena de Medicina na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em Campo Grande. Natural de Aquidauana, ele sonha em retornar à comunidade onde nasceu para atuar como médico. “Tenho desejo de voltar para casa com essa prática que aprendi aqui, da Medicina, voltar para a comunidade, para a minha origem”, afirmou.
Para garantir a permanência no programa, os estudantes devem encaminhar comprovante de residência, comprovantes de renda de todos os membros do núcleo familiar com 16 anos ou mais, histórico escolar, comprovante de matrícula e as declarações obrigatórias disponíveis no formulário de convocação. Entre as declarações exigidas estão as de que o candidato não possui outro curso superior concluído, não recebe benefícios com a mesma finalidade e não tem outro integrante da família cadastrado no MS Supera.
Os documentos e declarações enviados serão avaliados pela unidade gestora entre 21 e 27 de outubro de 2025. Aqueles que não apresentarem corretamente as informações dentro do prazo serão considerados desistentes. Após a validação, o termo de concessão do benefício será disponibilizado no sistema do programa de 28 de outubro, a partir das 7h30, até 3 de novembro, às 23h59.
Os candidatos aprovados deverão conferir os dados pessoais, baixar o termo em formato PDF, assinar utilizando, preferencialmente, a ferramenta GOV.BR, e anexar novamente o documento no sistema. A relação de convocados, o cadastro de reserva e a resolução com as orientações completas estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Administração (Sead), em www.sead.ms.gov.br.
O MS Supera é considerado um dos principais instrumentos de inclusão educacional do Estado, ao permitir que jovens de baixa renda avancem nos estudos com estabilidade financeira mínima, ampliando oportunidades de formação e profissionalização.