Boletim da SES confirma 32 óbitos e reforça importância da vacinação na faixa etária de maior risco
MS registra 16.176 casos confirmados de dengue em 2024
Foto: Divulgação

Clique e ouça a matéria

Mato Grosso do Sul con­ta­bi­li­za 16.176 casos con­fir­ma­dos de den­gue e 19.575 casos pro­vá­veis em 2024, con­for­me o bole­tim da 50ª sema­na epi­de­mi­o­ló­gi­ca divul­ga­do nes­ta sex­ta-fei­ra (20) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O rela­tó­rio apon­ta ain­da 32 óbi­tos con­fir­ma­dos devi­do à doen­ça, enquan­to outros 17 seguem em inves­ti­ga­ção.

Casos e óbitos

Nas últi­mas duas sema­nas, muni­cí­pi­os como Sete Quedas, Amambai, Laguna Carapã, Japorã, Aquidauana, Itaquiraí, Chapadão do Sul, Bataguassu, Três Lagoas, Maracaju e Dourados regis­tra­ram bai­xa inci­dên­cia de casos con­fir­ma­dos.

Os óbi­tos ocor­re­ram em 18 muni­cí­pi­os, incluin­do Maracaju, Dourados, Naviraí, Ponta Porã, e Campo Grande, entre outros. Das víti­mas, 15 apre­sen­ta­vam comor­bi­da­des, um fator que agra­va os qua­dros da doen­ça.

Vacinação

Até o momen­to, 117.006 doses da vaci­na con­tra a den­gue foram apli­ca­das no Estado. Mato Grosso do Sul rece­beu 189.910 doses do imu­ni­zan­te, des­ti­na­do a cri­an­ças e ado­les­cen­tes entre 10 e 14 anos, fai­xa etá­ria que con­cen­tra o mai­or núme­ro de hos­pi­ta­li­za­ções por den­gue. O esque­ma vaci­nal pre­vê duas doses com inter­va­lo de três meses.

Chikungunya

O bole­tim tam­bém apre­sen­ta dados sobre a chi­kun­gunya, com 2.823 casos pro­vá­veis e 923 con­fir­ma­dos. Não há regis­tro de óbi­tos rela­ci­o­na­dos à doen­ça.

A SES aler­ta para os ris­cos da auto­me­di­ca­ção e reco­men­da que pes­so­as com sin­to­mas de den­gue ou chi­kun­gunya pro­cu­rem uni­da­des de saú­de para diag­nós­ti­co e tra­ta­men­to ade­qua­do.

Acesse os boletins completos:

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA