Mato Grosso do Sul contabiliza 16.176 casos confirmados de dengue e 19.575 casos prováveis em 2024, conforme o boletim da 50ª semana epidemiológica divulgado nesta sexta-feira (20) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). O relatório aponta ainda 32 óbitos confirmados devido à doença, enquanto outros 17 seguem em investigação.
Casos e óbitos
Nas últimas duas semanas, municípios como Sete Quedas, Amambai, Laguna Carapã, Japorã, Aquidauana, Itaquiraí, Chapadão do Sul, Bataguassu, Três Lagoas, Maracaju e Dourados registraram baixa incidência de casos confirmados.
Os óbitos ocorreram em 18 municípios, incluindo Maracaju, Dourados, Naviraí, Ponta Porã, e Campo Grande, entre outros. Das vítimas, 15 apresentavam comorbidades, um fator que agrava os quadros da doença.
Vacinação
Até o momento, 117.006 doses da vacina contra a dengue foram aplicadas no Estado. Mato Grosso do Sul recebeu 189.910 doses do imunizante, destinado a crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue. O esquema vacinal prevê duas doses com intervalo de três meses.
Chikungunya
O boletim também apresenta dados sobre a chikungunya, com 2.823 casos prováveis e 923 confirmados. Não há registro de óbitos relacionados à doença.
A SES alerta para os riscos da automedicação e recomenda que pessoas com sintomas de dengue ou chikungunya procurem unidades de saúde para diagnóstico e tratamento adequado.