Operação Fake Fire aponta crimes de desinformação e violência política de gênero nas eleições de Nova Andradina
Ministério Público denuncia blogueiro por fake news e violência política
Foto: Reprodução/Web

Clique e ouça a matéria

O Ministério Público Eleitoral, por meio da Promotoria Eleitoral de Nova Andradina, apre­sen­tou denún­cia con­tra o blo­guei­ro conhe­ci­do como “Pagodinho”, admi­nis­tra­dor do per­fil no Instagram @novafogooficial, que pos­sui cer­ca de 107 mil segui­do­res. A ação envol­ve acu­sa­ções de vio­lên­cia polí­ti­ca de gêne­ro e dis­se­mi­na­ção de fake news duran­te as elei­ções muni­ci­pais de 2024.

Segundo o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), o blo­guei­ro teria pro­fe­ri­do ofen­sas humi­lhan­tes e cons­tran­ge­do­ras con­tra uma can­di­da­ta. Além dis­so, ele é acu­sa­do de espa­lhar infor­ma­ções fal­sas em gru­pos de apli­ca­ti­vos de men­sa­gens e de deso­be­de­cer ordens emi­ti­das pela Justiça Eleitoral.

A denún­cia foi apre­sen­ta­da com base na “Operação Fake Fire”, defla­gra­da em Nova Andradina, e está sen­do ana­li­sa­da pela 5ª Zona Eleitoral do muni­cí­pio. Entre os cri­mes impu­ta­dos estão divul­ga­ção de fatos inve­rí­di­cos, deso­be­di­ên­cia à Justiça Eleitoral e vio­lên­cia polí­ti­ca de gêne­ro. Juntos, eles podem resul­tar em penas supe­ri­o­res a seis anos de pri­são.

De acor­do com o Ministério Público Eleitoral, a denún­cia refor­ça a impor­tân­cia de com­ba­ter prá­ti­cas ilí­ci­tas e a dis­se­mi­na­ção de desin­for­ma­ção no pro­ces­so elei­to­ral. A ação tam­bém des­ta­ca a neces­si­da­de de garan­tir um ambi­en­te polí­ti­co livre de vio­lên­cia de gêne­ro, pro­mo­ven­do igual­da­de e res­pei­to às can­di­da­tu­ras femi­ni­nas.

https://whatsapp.com/channel/0029VaqYmDlDTkK3xhPeCw2W

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA