Nova carteira nacional para pets será emitida pela plataforma Gov.br, facilitando o controle de saúde e combate ao abandono animal
Para realizar o cadastro no RGA, os tutores devem acessar a plataforma Gov.br.

Clique e ouça a matéria

O Governo de Mato Grosso do Sul anun­ci­ou a imple­men­ta­ção do Registro Geral Animal (RGA), um docu­men­to digi­tal gra­tui­to para ani­mais de esti­ma­ção. A ini­ci­a­ti­va, desen­vol­vi­da pela Suprova (Superintendência de Políticas Integradas de Proteção da Vida Animal) e pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), bus­ca melho­rar a ges­tão da saú­de e pro­te­ção ani­mal no esta­do. O regis­tro pode­rá ser emi­ti­do pela pla­ta­for­ma Gov.br, subs­ti­tuin­do o mode­lo ante­ri­or que exi­gia regis­tro em car­tó­rio e paga­men­to de taxas, con­for­me a Lei Estadual nº 2.990/2005.

Segundo Carlos Eduardo Rodrigues, titu­lar da Suprova, o RGA tra­rá avan­ços sig­ni­fi­ca­ti­vos. “O cadas­tro faci­li­ta­rá o con­tro­le de doen­ças e con­tri­bui­rá para uma melhor ges­tão da saú­de ani­mal no esta­do, per­mi­tin­do que as auto­ri­da­des iden­ti­fi­quem rapi­da­men­te sur­tos e ado­tem medi­das pre­ven­ti­vas. Isso é fun­da­men­tal em regiões onde a con­vi­vên­cia com ani­mais é inten­sa, aju­dan­do a garan­tir a saú­de públi­ca”, expli­cou.

Benefícios do RGA
Combate ao aban­do­no e maus-tra­tos: O regis­tro digi­tal vin­cu­la os tuto­res aos seus ani­mais, per­mi­tin­do ras­tre­ar casos de negli­gên­cia com mais pre­ci­são.

Controle popu­la­ci­o­nal: O cadas­tro for­ne­ce­rá dados deta­lha­dos sobre a popu­la­ção de cães e gatos, aju­dan­do na for­mu­la­ção de polí­ti­cas públi­cas vol­ta­das ao bem-estar ani­mal.

Eliminação de bar­rei­ras finan­cei­ras e buro­crá­ti­cas: Gratuito e aces­sí­vel, o RGA subs­ti­tui o mode­lo anti­go, que era con­si­de­ra­do one­ro­so e exclu­den­te.

Para o secre­tá­rio de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, o RGA é um mar­co no for­ta­le­ci­men­to das polí­ti­cas públi­cas vol­ta­das à vida ani­mal. “Esse pro­je­to for­ta­le­ce a nos­sa capa­ci­da­de de pro­te­ger os ani­mais e atu­ar de for­ma mais efi­ci­en­te con­tra o aban­do­no e os maus-tra­tos. Mato Grosso do Sul dá um pas­so impor­tan­te ao ali­ar tec­no­lo­gia e aces­si­bi­li­da­de para garan­tir o bem-estar ani­mal e a saú­de públi­ca”.

Como cadas­trar seu pet no RGA
Os tuto­res inte­res­sa­dos podem aces­sar a pla­ta­for­ma Gov.br, pre­en­cher as infor­ma­ções soli­ci­ta­das e emi­tir a cer­ti­dão digi­tal do ani­mal. A expec­ta­ti­va é que o novo for­ma­to faci­li­te a ade­são e amplie o alcan­ce da ini­ci­a­ti­va, bene­fi­ci­an­do a popu­la­ção ani­mal e huma­na do esta­do.

SOBRE O AUTOR

Picture of Vivianne Nunes

Vivianne Nunes

Vivianne Nunes, jornalista, empresária VW Comunicação, radialista, apresentadora do programa Rádio Livre da FM 104,7 e do Podcast Guia +Saúde!

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA