Decisão atendeu a pedido do MPMS e inclui restrições de acesso à prefeitura
Justiça afasta ex-secretária de Ladário por suspeita de assédio eleitoral
Foto: Divulgação

Clique e ouça a matéria

A Justiça de Mato Grosso do Sul deter­mi­nou o afas­ta­men­to cau­te­lar de Graciele Zório Franco, ex-secre­tá­ria muni­ci­pal de Assistência Social de Ladário, após denún­cia de prá­ti­cas elei­to­rais ilí­ci­tas e reta­li­a­ções con­tra ser­vi­do­res comis­si­o­na­dos. A deci­são foi toma­da em res­pos­ta a uma Ação Civil Pública movi­da pelo Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e pos­sui efei­to ime­di­a­to.

A ação, con­du­zi­da pela 5ª Promotoria de Justiça de Corumbá, acu­sa Graciele e o atu­al pre­fei­to de Ladário, Iranil de Lima Soares, de uti­li­za­rem a estru­tu­ra da pre­fei­tu­ra para fins elei­to­rais. Segundo o pro­mo­tor Luciano Bordignon Conte, depoi­men­tos e docu­men­tos com­pro­va­ri­am que ser­vi­do­res foram coa­gi­dos a par­ti­ci­par de atos de cam­pa­nha em favor de Graciele, então can­di­da­ta a vere­a­do­ra, e de Luciano Cavalcante Jara, can­di­da­to à ree­lei­ção.

Entre as medi­das soli­ci­ta­das pelo MPMS, esta­vam o afas­ta­men­to de ambos os envol­vi­dos e o paga­men­to de inde­ni­za­ção por danos morais cole­ti­vos no valor de R$ 1 milhão. Os recur­sos seri­am des­ti­na­dos ao Conselho de Segurança de Corumbá e Ladário (CONSECOL), para ações de repres­são à cor­rup­ção na região.

A juí­za Luiza Vieira Sá de Figueiredo aca­tou par­ci­al­men­te o pedi­do, afas­tan­do Graciele Zório Franco de seu car­go em comis­são e proibindo‑a de aces­sar depen­dên­ci­as e sis­te­mas da pre­fei­tu­ra ou de man­ter con­ta­to com ser­vi­do­res envol­vi­dos no caso. Por outro lado, o pedi­do de afas­ta­men­to de Iranil de Lima Soares foi nega­do, mas ele foi ori­en­ta­do a evi­tar qual­quer con­ta­to com tes­te­mu­nhas e ser­vi­do­res rela­ci­o­na­dos ao pro­ces­so, sob pena de san­ções legais.

O MPMS segue acom­pa­nhan­do o caso, que ain­da per­mi­te recur­so, com o obje­ti­vo de apu­rar res­pon­sa­bi­li­da­des e com­ba­ter irre­gu­la­ri­da­des no uso da estru­tu­ra públi­ca para fins elei­to­rais.

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA