O Governo de Mato Grosso do Sul divulgou nesta quarta-feira (27) as regras para o pagamento do IPVA 2025. Os proprietários de veículos usados terão desconto de 15% ao optarem pelo pagamento integral até 31 de janeiro.
Para quem preferir parcelar o imposto, será possível dividir o valor em até cinco parcelas iguais, com vencimentos em 31 de janeiro, 28 de fevereiro, 31 de março, 30 de abril e 30 de maio. No entanto, o valor mínimo de cada parcela será de R$ 30 para motocicletas e R$ 55 para outros veículos. Atrasos acarretam multa e juros de mora.
Desconto não se aplica a veículos novos
Os benefícios de desconto e parcelamento não valem para veículos em primeira tributação, que seguem regras próprias. Além disso, a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) alerta que o IPVA precisa estar quitado ou regularizado para processos como licenciamento, transferência ou baixa de veículos.
Carnês e acesso online
Os carnês para pagamento começarão a ser enviados a partir de 2 de dezembro, próxima segunda-feira, com previsão de disponibilidade online no site da Sefaz a partir de 9 de dezembro.
Além das condições de pagamento, o Governo do Estado anunciou reduções na base de cálculo do IPVA. A carga tributária foi ajustada da seguinte forma:
- Caminhões, ônibus, micro-ônibus e motor-home: redução de 50%, com carga final de 5%.
- Automóveis, camionetas e utilitários: redução de 40%, resultando em 3%.
- Veículos de passeio a diesel (até 8 pessoas): redução de 25%, com carga de 4,5%.