Contribuintes de Mato Grosso do Sul têm até 31 de janeiro de 2025 para quitar o IPVA com 15% de desconto na parcela única
IPVA 2025 em MS tem 15% de desconto para pagamento à vista
Foto: Saul Saul Schramm

Clique e ouça a matéria

O Governo de Mato Grosso do Sul divul­gou nes­ta quar­ta-fei­ra (27) as regras para o paga­men­to do IPVA 2025. Os pro­pri­e­tá­ri­os de veí­cu­los usa­dos terão des­con­to de 15% ao opta­rem pelo paga­men­to inte­gral até 31 de janei­ro.

Para quem pre­fe­rir par­ce­lar o impos­to, será pos­sí­vel divi­dir o valor em até cin­co par­ce­las iguais, com ven­ci­men­tos em 31 de janei­ro, 28 de feve­rei­ro, 31 de mar­ço, 30 de abril e 30 de maio. No entan­to, o valor míni­mo de cada par­ce­la será de R$ 30 para moto­ci­cle­tas e R$ 55 para outros veí­cu­los. Atrasos acar­re­tam mul­ta e juros de mora.

Desconto não se apli­ca a veí­cu­los novos
Os bene­fí­ci­os de des­con­to e par­ce­la­men­to não valem para veí­cu­los em pri­mei­ra tri­bu­ta­ção, que seguem regras pró­pri­as. Além dis­so, a Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda) aler­ta que o IPVA pre­ci­sa estar qui­ta­do ou regu­la­ri­za­do para pro­ces­sos como licen­ci­a­men­to, trans­fe­rên­cia ou bai­xa de veí­cu­los.

Carnês e aces­so onli­ne
Os car­nês para paga­men­to come­ça­rão a ser envi­a­dos a par­tir de 2 de dezem­bro, pró­xi­ma segun­da-fei­ra, com pre­vi­são de dis­po­ni­bi­li­da­de onli­ne no site da Sefaz a par­tir de 9 de dezem­bro.

Além das con­di­ções de paga­men­to, o Governo do Estado anun­ci­ou redu­ções na base de cál­cu­lo do IPVA. A car­ga tri­bu­tá­ria foi ajus­ta­da da seguin­te for­ma:

  • Caminhões, ôni­bus, micro-ôni­bus e motor-home: redu­ção de 50%, com car­ga final de 5%.
  • Automóveis, cami­o­ne­tas e uti­li­tá­ri­os: redu­ção de 40%, resul­tan­do em 3%.
  • Veículos de pas­seio a die­sel (até 8 pes­so­as): redu­ção de 25%, com car­ga de 4,5%.

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA