Reunião em Brasília debate BR-163, Malha Oeste e Rota da Celulose para atrair investimentos e fortalecer a economia
Infraestrutura logística é prioridade em projetos do governo de MS
Foto: Saul Schramm

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O gover­na­dor Eduardo Riedel este­ve em Brasília nes­ta quar­ta-fei­ra (18) para tra­tar de pro­je­tos estru­tu­ran­tes com o minis­tro dos Transportes, Renan Filho. Entre os temas dis­cu­ti­dos esta­vam a repac­tu­a­ção da BR-163, o lei­lão da Rota da Celulose, pre­vis­to para o pri­mei­ro tri­mes­tre de 2025, a reli­ci­ta­ção da fer­ro­via Malha Oeste e melho­ri­as na hidro­via do Rio Paraguai. A reu­nião tam­bém con­tou com a pre­sen­ça da secre­tá­ria Especial de Parcerias Estratégicas do Estado, Eliane Detoni, e repre­sen­tan­tes do Ministério dos Transportes.

Eduardo Riedel des­ta­cou a impor­tân­cia da par­ce­ria com o gover­no fede­ral para via­bi­li­zar os pro­je­tos que pro­me­tem trans­for­mar a infra­es­tru­tu­ra de Mato Grosso do Sul. “É fun­da­men­tal esta par­ce­ria com o gover­no fede­ral para que pos­sa­mos levar adi­an­te os pro­je­tos estru­tu­ran­tes para Mato Grosso do Sul. Saímos bas­tan­te ani­ma­do da reu­nião, e assim vamos cada vez mais atrair capi­tal e empre­sas de fora para via­bi­li­zar­mos uma nova infra­es­tru­tu­ra no Estado, con­tan­do com a coor­de­na­ção do nos­so Escritório de Parcerias Estratégicas”, decla­rou.

Entre os avan­ços pre­vis­tos, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pro­mo­veu recen­te­men­te uma audi­ên­cia públi­ca na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), em Campo Grande, para apre­sen­tar pro­pos­tas de rea­dap­ta­ção e oti­mi­za­ção do con­tra­to de con­ces­são da BR-163. O tre­cho da rodo­via cor­ta o esta­do de Norte a Sul e é con­si­de­ra­do estra­té­gi­co para o esco­a­men­to de pro­du­tos.

Infraestrutura logística é prioridade em projetos do governo de MS
Foto: Bruno Chaves

Outro pro­je­to rele­van­te dis­cu­ti­do foi a Rota da Celulose, que deve­rá ser apre­sen­ta­do ao mer­ca­do em 2025. A pro­pos­ta pre­vê a con­ces­são de tre­chos impor­tan­tes de cin­co rodo­vi­as, incluin­do MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267. O obje­ti­vo é oti­mi­zar o trans­por­te de pro­du­tos e for­ta­le­cer a logís­ti­ca esta­du­al, atrain­do novos inves­ti­men­tos.

A reli­ci­ta­ção da fer­ro­via Malha Oeste, que conec­ta Corumbá (MS) a Mairinque (SP) em um tra­je­to de mais de 1.600 quilô­me­tros, tam­bém está nos pla­nos. Empresas como Suzano e Eldorado apre­sen­ta­ram pro­pos­tas para novos tre­chos fer­ro­viá­ri­os, espe­ci­al­men­te na cone­xão entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado. A inte­gra­ção das Malhas Oeste e Paulista até o Porto de Santos é vis­ta como essen­ci­al para aumen­tar a com­pe­ti­ti­vi­da­de logís­ti­ca do Estado e faci­li­tar o esco­a­men­to de mer­ca­do­ri­as.

Além dis­so, o pro­je­to de revi­ta­li­za­ção da hidro­via do Rio Paraguai segue em dis­cus­são como par­te do pla­no de diver­si­fi­ca­ção de modais de trans­por­te. O gover­no esta­du­al refor­ça a inten­ção de con­so­li­dar Mato Grosso do Sul como um polo logís­ti­co estra­té­gi­co, ampli­an­do sua capa­ci­da­de de atrair inves­ti­men­tos e fomen­tar o desen­vol­vi­men­to econô­mi­co.

SOBRE O AUTOR

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Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

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