O governador Eduardo Riedel esteve em Brasília nesta quarta-feira (18) para tratar de projetos estruturantes com o ministro dos Transportes, Renan Filho. Entre os temas discutidos estavam a repactuação da BR-163, o leilão da Rota da Celulose, previsto para o primeiro trimestre de 2025, a relicitação da ferrovia Malha Oeste e melhorias na hidrovia do Rio Paraguai. A reunião também contou com a presença da secretária Especial de Parcerias Estratégicas do Estado, Eliane Detoni, e representantes do Ministério dos Transportes.
Eduardo Riedel destacou a importância da parceria com o governo federal para viabilizar os projetos que prometem transformar a infraestrutura de Mato Grosso do Sul. “É fundamental esta parceria com o governo federal para que possamos levar adiante os projetos estruturantes para Mato Grosso do Sul. Saímos bastante animado da reunião, e assim vamos cada vez mais atrair capital e empresas de fora para viabilizarmos uma nova infraestrutura no Estado, contando com a coordenação do nosso Escritório de Parcerias Estratégicas”, declarou.
Entre os avanços previstos, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) promoveu recentemente uma audiência pública na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), em Campo Grande, para apresentar propostas de readaptação e otimização do contrato de concessão da BR-163. O trecho da rodovia corta o estado de Norte a Sul e é considerado estratégico para o escoamento de produtos.
Outro projeto relevante discutido foi a Rota da Celulose, que deverá ser apresentado ao mercado em 2025. A proposta prevê a concessão de trechos importantes de cinco rodovias, incluindo MS-040, MS-338, MS-395, BR-262 e BR-267. O objetivo é otimizar o transporte de produtos e fortalecer a logística estadual, atraindo novos investimentos.
A relicitação da ferrovia Malha Oeste, que conecta Corumbá (MS) a Mairinque (SP) em um trajeto de mais de 1.600 quilômetros, também está nos planos. Empresas como Suzano e Eldorado apresentaram propostas para novos trechos ferroviários, especialmente na conexão entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado. A integração das Malhas Oeste e Paulista até o Porto de Santos é vista como essencial para aumentar a competitividade logística do Estado e facilitar o escoamento de mercadorias.
Além disso, o projeto de revitalização da hidrovia do Rio Paraguai segue em discussão como parte do plano de diversificação de modais de transporte. O governo estadual reforça a intenção de consolidar Mato Grosso do Sul como um polo logístico estratégico, ampliando sua capacidade de atrair investimentos e fomentar o desenvolvimento econômico.