O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) foi novamente reconhecido como a instituição pública federal mais elogiada do Brasil. Este é o terceiro ano consecutivo em que o hospital ocupa a primeira colocação no ranking do Poder Executivo Federal, com 2.141 elogios registrados em 2024. Esse total representa 60,29% das 3.551 manifestações recebidas pela Ouvidoria do hospital, conforme os dados disponibilizados pelo painel Resolveu?, da Controladoria Geral da União (CGU).
Pelo quinto ano consecutivo, o Humap-UFMS/Ebserh manteve-se entre as principais instituições do país no ranking de elogios. Nos últimos quatro anos, o hospital conquistou o primeiro lugar em 2021, 2022 e 2024, e o segundo lugar em 2020 e 2023. A prática de incentivar o registro de elogios pelos pacientes se consolidou ao longo dos anos, especialmente no período pós-pandemia, refletindo o atendimento de excelência prestado.
Em 2024, o hospital intensificou suas ações para estimular os pacientes a registrarem suas manifestações de satisfação, com destaque para a Pesquisa de Satisfação do Usuário (PSU), realizada ao longo de todo o ano, de janeiro a novembro. Além disso, o Hospital Universitário promoveu três mutirões voltados ao registro de elogios: dois no Ambulatório de Dermatologia e um nas Cirurgias Eletivas. Essas ações ocorreram de forma contínua, com o objetivo de aproximar a gestão do hospital dos pacientes e estimular a coleta de elogios.
Entre os principais canais de registro de elogios, destacam-se as caixas de manifestação localizadas nas enfermarias, ambulatórios e recepções do hospital, com 694 registros (32,41% do total). A Pesquisa de Satisfação do Usuário foi responsável por 658 elogios (30,73%), enquanto a plataforma Fala.BR registrou 579 manifestações (27,04%). Os mutirões de Dermatologia e Cirurgias Eletivas somaram 202 elogios (9,43%) e o e‑mail da Ouvidoria contribuiu com oito registros (0,37%).
De acordo com a ouvidora do HU, Karulina Borges Tonioli, a Ouvidoria desempenha um papel fundamental na mediação entre os usuários dos serviços públicos e a administração pública. “A Ouvidoria é o canal de comunicação por excelência entre o usuário e a administração. Além de resolver problemas, ela também é o espaço onde os usuários podem expressar seus agradecimentos e reconhecer o bom atendimento recebido”, afirmou a ouvidora.
Karulina destacou que o número expressivo de elogios é resultado do trabalho proativo das equipes de atendimento. “As buscas ativas realizadas pela equipe da Ouvidoria, com visitas in loco aos pacientes, têm sido essenciais para registrar elogios de pessoas que, por diversos motivos, não formalizam suas manifestações”, explicou.