Ampliação inclui 10 leitos de terapia intensiva e 20 clínicos para atender à crescente demanda em Campo Grande
Hospital do Pênfigo amplia leitos de CTI em parceria com o Governo de MS
Foto: Helton Davis

Clique e ouça a matéria

Em uma impor­tan­te cola­bo­ra­ção para for­ta­le­cer a saú­de públi­ca de Mato Grosso do Sul, o Hospital Adventista do Pênfigo (HAP) inau­gu­rou, nes­ta ter­ça-fei­ra (17), 10 novos lei­tos de Centro de Terapia Intensiva (CTI) e 20 lei­tos clí­ni­cos em sua uni­da­de loca­li­za­da no cen­tro de Campo Grande. A ini­ci­a­ti­va, via­bi­li­za­da por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), tem como obje­ti­vo aten­der à cres­cen­te deman­da por inter­na­ções na região, ofe­re­cen­do estru­tu­ra de qua­li­da­de e aces­so ampli­a­do para os paci­en­tes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O inves­ti­men­to em infra­es­tru­tu­ra faz par­te de uma estra­té­gia do Governo do Estado para melho­rar a capa­ci­da­de de aten­di­men­to hos­pi­ta­lar. Segundo o secre­tá­rio esta­du­al de Saúde, Maurício Simões, a ampli­a­ção é essen­ci­al para desa­fo­gar o sis­te­ma públi­co. “A ofer­ta de novos lei­tos, tan­to de CTI quan­to de enfer­ma­ria, tem sido deci­si­va para enfren­tar a alta deman­da por inter­na­ções. Essa par­ce­ria amplia sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te nos­sa capa­ci­da­de de aten­der não ape­nas Campo Grande, mas todo o esta­do”, des­ta­cou.

Planos de expansão até 2025

Com a ampli­a­ção dos lei­tos, o HAP tam­bém se pre­pa­ra para avan­çar em novas fren­tes de aten­di­men­to. Para 2025, está pre­vis­ta a inau­gu­ra­ção de um Centro Cirúrgico des­ti­na­do a pro­ce­di­men­tos de média e alta com­ple­xi­da­de, espe­ci­al­men­te na área de orto­pe­dia, que enfren­ta alta deman­da. “Esse novo mar­co rea­fir­ma o com­pro­mis­so com a qua­li­da­de assis­ten­ci­al e posi­ci­o­na o Hospital do Pênfigo como um par­cei­ro estra­té­gi­co para o SUS”, afir­mou Simões.

Os novos lei­tos de CTI foram pro­je­ta­dos com equi­pa­men­tos de últi­ma gera­ção e serão ope­ra­dos por uma equi­pe mul­ti­dis­ci­pli­nar alta­men­te qua­li­fi­ca­da. Com essa estru­tu­ra, espe­ra-se redu­zir o tem­po de espe­ra por inter­na­ções, agi­li­zar aten­di­men­tos de alta com­ple­xi­da­de e aumen­tar a efi­ci­ên­cia geral dos ser­vi­ços ofe­re­ci­dos.

Everton Martin, dire­tor do HAP, refor­çou a mis­são da ins­ti­tui­ção de aten­der às deman­das do SUS. “Ao colo­car­mos em fun­ci­o­na­men­to mais 10 lei­tos de CTI e 20 clí­ni­cos con­tra­tu­a­li­za­dos com a SES, rea­fir­ma­mos nos­so com­pro­mis­so com a saú­de públi­ca. Como hos­pi­tal filan­tró­pi­co, tra­ba­lha­mos con­ti­nu­a­men­te para suprir a deman­da cres­cen­te por lei­tos, garan­tin­do aces­so a um aten­di­men­to huma­ni­za­do e de qua­li­da­de”, decla­rou.

Parceria público-privada consolida avanços

A coo­pe­ra­ção entre o Governo de Mato Grosso do Sul e o Hospital Adventista do Pênfigo teve iní­cio em setem­bro de 2024, quan­do foram dis­po­ni­bi­li­za­dos cin­co lei­tos de UTI e 20 lei­tos clí­ni­cos. Diante da alta pro­cu­ra, o con­tra­to foi revi­sa­do em dezem­bro, per­mi­tin­do a expan­são para mais 10 lei­tos de CTI e 20 clí­ni­cos, que estão em pro­ces­so de ade­qua­ção para fun­ci­o­na­men­to ple­no.

Para aten­der à nova deman­da, o hos­pi­tal está con­tra­tan­do pro­fis­si­o­nais de saú­de, como médi­cos, enfer­mei­ros e téc­ni­cos, que serão inte­gra­dos à equi­pe de aten­di­men­to. O con­tra­to tem vigên­cia ini­ci­al de um ano, com pos­si­bi­li­da­de de reno­va­ção em dezem­bro de 2025.

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA