Especialista aborda cuidados estéticos e autoestima no Podcast Guia+Saúde
Guia+Saúde Podcast: Dra. Patrícia Jodas destaca pilares da harmonização facial
Foto: VW Comunicação

Clique e ouça a matéria

A Dra. Patrícia Jodas, den­tis­ta com mais de 30 anos de expe­ri­ên­cia, é a con­vi­da­da da sema­na no Podcast Guia+Saúde. No epi­só­dio des­ta quin­ta-fei­ra, ela fala de sua tra­je­tó­ria e abor­da refle­xões sobre har­mo­ni­za­ção faci­al, área na qual é espe­ci­a­lis­ta há 10 anos. Ainda duran­te o bate-papo com a jor­na­lis­ta Vivianne Nunes, Patrícia expli­ca des­de as téc­ni­cas esté­ti­cas até a impor­tân­cia do cui­da­do com a saú­de inte­gral para alcan­çar resul­ta­dos natu­rais e dura­dou­ros.

“É fun­da­men­tal olhar para a pes­soa como um todo. A saú­de da pele, a ali­men­ta­ção, os hábi­tos de vida e até ques­tões emo­ci­o­nais têm impac­to dire­to nos pro­ce­di­men­tos esté­ti­cos. Não adi­an­ta cui­dar ape­nas de fora para den­tro, o inte­ri­or pre­ci­sa estar em equi­lí­brio tam­bém”, des­ta­ca a espe­ci­a­lis­ta, que enfa­ti­za a impor­tân­cia de con­si­de­rar o esta­do geral de saú­de antes de rea­li­zar inter­ven­ções esté­ti­cas. Segundo ela, um orga­nis­mo des­com­pen­sa­do pode com­pro­me­ter a efi­cá­cia de pro­ce­di­men­tos como a apli­ca­ção de toxi­na botu­lí­ni­ca (botox) e pre­en­chi­men­tos. “Se não tra­tar­mos a saú­de pri­mei­ro, é como jogar uma gota d’água no oce­a­no”, afir­ma.

Procedimentos mais pro­cu­ra­dos

Um dos assun­tos da entre­vis­ta foi a ten­dên­cia de pro­ce­di­men­tos, em que Patrícia apon­ta a apli­ca­ção de toxi­na botu­lí­ni­ca e o pre­en­chi­men­to labi­al como os mais pedi­dos. No entan­to, a den­tis­ta res­sal­ta a neces­si­da­de de um pla­ne­ja­men­to per­so­na­li­za­do. “É pre­ci­so res­pei­tar a indi­vi­du­a­li­da­de. Não se tra­ta de cri­ar um novo ros­to, mas de real­çar a bele­za natu­ral de cada um.”

A har­mo­ni­za­ção faci­al tam­bém inclui téc­ni­cas como rino­mo­de­la­ção e bio­es­tí­mu­los de colá­ge­no entre os tra­ta­men­tos mais pro­cu­ra­dos. “Hoje, o foco está em pro­ce­di­men­tos menos inva­si­vos e mais pre­ven­ti­vos, que pro­mo­vem resul­ta­dos natu­rais e sau­dá­veis”, expli­ca Jodas.

Limites e res­pon­sa­bi­li­da­de

Patrícia abor­dou tam­bém a neces­si­da­de de equi­li­brar os dese­jos dos paci­en­tes com o bom sen­so. “Muitas vezes o paci­en­te che­ga pedin­do a apli­ca­ção da toxi­na, mas não é aque­la a neces­si­da­de dele. O pro­fis­si­o­nal pre­ci­sa saber dizer não e ori­en­tar. Excesso nun­ca é a melhor solu­ção.”, afir­ma a espe­ci­a­lis­ta, des­ta­can­do o impac­to posi­ti­vo da auto­es­ti­ma equi­li­bra­da.

Projeto soci­al

Além de sua prá­ti­ca clí­ni­ca, Patrícia Jodas tam­bém lide­ra um pro­je­to soci­al que ofe­re­ce tra­ta­men­to para paci­en­tes com fis­su­ra lábio-pala­ti­na. Durante o pod­cast, ela mos­tra o resul­ta­do de uma paci­en­te que pas­sou pelo pro­ce­di­men­to. “É gra­ti­fi­can­te devol­ver auto­es­ti­ma para essas pes­so­as. Não é só esté­ti­ca, é sobre res­ga­tar a con­fi­an­ça delas.”

Referência inter­na­ci­o­nal

Reconhecida tam­bém fora do Brasil, Patrícia tem par­ti­ci­pa­do de cur­sos e men­to­ri­as em paí­ses como Estados Unidos e Portugal, não ape­nas como estu­dan­te, mas con­vi­da­da em pales­tras. “É essen­ci­al bus­car conhe­ci­men­to con­ti­nu­a­men­te para ofe­re­cer o melhor aos paci­en­tes. Cada deta­lhe con­ta quan­do fala­mos de saú­de e esté­ti­ca.” Para conhe­cer mais sobre o tra­ba­lho da Dra. Patrícia Jodas, é pos­sí­vel segui-la no Instagram @Dra.PatyJodas.

O Guia+Saúde Podcast vai ao ar no YouTube toda quin­ta-fei­ra, às 20h, e no Spotify na sex­ta-fei­ra, às 6h

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA