Verba extra será liberada nesta sexta-feira (13) para apoiar unidades de saúde em 67 municípios
Governo de MS anuncia repasse de R$ 32 milhões para 79 hospitais
Foto: Bruno Rezende

Clique e ouça a matéria

O gover­na­dor de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, anun­ci­ou nes­ta segun­da-fei­ra (9) o repas­se de R$ 32,3 milhões como uma 13ª par­ce­la des­ti­na­da aos hos­pi­tais con­tra­tu­a­li­za­dos com o Estado. A medi­da, que bene­fi­ci­a­rá 79 hos­pi­tais loca­li­za­dos em 67 muni­cí­pi­os, tem como obje­ti­vo refor­çar o supor­te finan­cei­ro às ins­ti­tui­ções de saú­de públi­ca, espe­ci­al­men­te nes­te fim de ano.

O recur­so esta­rá dis­po­ní­vel na pró­xi­ma sex­ta-fei­ra (13) e será uti­li­za­do para auxi­li­ar as uni­da­des hos­pi­ta­la­res no paga­men­to de des­pe­sas como o 13º salá­rio dos fun­ci­o­ná­ri­os, aqui­si­ção de medi­ca­men­tos, con­tas pen­den­tes e outros cus­tos ope­ra­ci­o­nais. Durante o anún­cio, o gover­na­dor res­sal­tou a impor­tân­cia des­sa ini­ci­a­ti­va para for­ta­le­cer o sis­te­ma de saú­de. “Fazer esta equa­ção foi um gran­de desa­fio, mas essen­ci­al para pro­por­ci­o­nar um fim de ano mais tran­qui­lo às uni­da­des hos­pi­ta­la­res. É um dia de fes­ta para a saú­de,” afir­mou.

Os hos­pi­tais filan­tró­pi­cos, que repre­sen­tam 42% das uni­da­des do Estado, são res­pon­sá­veis por 55% dos lei­tos clí­ni­cos e cirúr­gi­cos, 48% dos lei­tos de UTI e 64% das cirur­gi­as rea­li­za­das em Mato Grosso do Sul. Eles aten­dem casos de média e alta com­ple­xi­da­de, com des­ta­que para áre­as como onco­lo­gia, car­di­o­lo­gia e cui­da­dos mater­no-infan­tis. Segundo Marco Calderon, pre­si­den­te da Federação das Santas Casas, Hospitais e Instituições Filantrópicas e Beneficentes de MS (FEHBESUL), a ver­ba extra che­ga em um momen­to crí­ti­co para as uni­da­des. “Sempre somos ouvi­dos e aten­di­dos com aten­ção. Esta aju­da é um alí­vio, pois enfren­ta­mos mui­tas deman­das ao lon­go do ano,” comen­tou.

O secre­tá­rio esta­du­al de Saúde, Maurício Simões, tam­bém des­ta­cou o impac­to do repas­se para a manu­ten­ção dos ser­vi­ços hos­pi­ta­la­res no Estado. “Esta par­ce­la extra che­ga em boa hora, per­mi­tin­do que as uni­da­des fechem o ano de manei­ra mais equi­li­bra­da. Eles pres­tam um ser­vi­ço essen­ci­al e de refe­rên­cia para a popu­la­ção,” dis­se o secre­tá­rio.

A sole­ni­da­de de anún­cio ocor­reu no Gabinete do Receptivo do Governo do Estado e con­tou com a pre­sen­ça de repre­sen­tan­tes dos hos­pi­tais con­tem­pla­dos, do che­fe da Casa Civil, Eduardo Rocha, e da secre­tá­ria-adjun­ta de Saúde, Crhistinne Maymone.

Riedel refor­çou o com­pro­mis­so do gover­no com a saú­de públi­ca, des­ta­can­do a impor­tân­cia de uma ges­tão efi­ci­en­te para aten­der as deman­das da popu­la­ção. “Nossa par­ce­ria com os hos­pi­tais per­ma­ne­ce for­te. Trabalhamos para ofe­re­cer a melhor saú­de pos­sí­vel à popu­la­ção, e este repas­se é par­te do nos­so esfor­ço em garan­tir qua­li­da­de no aten­di­men­to,” con­cluiu o gover­na­dor.

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA