Na 9ª edição, Feira Literária de Bonito projeta mais público e homenageia vozes femininas da literatura
FLIB 2025 Mato Grosso do Sul anuncia edição com tema que valoriza múltiplas vozes literárias
Foto: Divulgação

Clique e ouça a matéria

A 9ª edição da Feira Literária de Bonito (FLIB) já movimenta o cenário cultural do Mato Grosso do Sul com lançamentos oficiais em Bonito e Campo Grande. Com o tema “Literatura: a autoria, a arte e a vida!”, o evento será realizado de 17 a 21 de setembro, na Praça da Liberdade, em Bonito, reunindo autores, editoras, estudantes e leitores.

O primeiro lançamento ocorreu em 4 de agosto, no Espaço Jack, em Bonito, com presença de autoridades, escritores e educadores. O segundo está marcado para esta sexta-feira (8), às 9h30, no café Doce Lembrança, em Campo Grande, e reunirá apoiadores e representantes culturais.

Carlos Porto, organizador da FLIB, destacou o papel do evento na formação de leitores e no fortalecimento da literatura regional. “Nada nos deixa mais realizados do que ver a Praça da Liberdade tomada por livros, leitores e autoras e autores. ‘Repetir, repetir, repetir, até ficar diferente’. Esse verso de Manoel de Barros resume nosso trabalho”, afirmou. Ele ainda ressaltou a importância das feiras literárias para promover o acesso ao livro e a economia criativa, em consonância com o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL).

A curadora Maria Adélia Menegazzo apontou os desafios do Brasil em relação aos índices de leitura e ressaltou a FLIB como espaço para a pluralidade literária. “Queremos destacar a potência da autoria, especialmente aquela que nasce das margens, dos territórios diversos e das experiências plurais”, disse.

Homenagens e programação diversificada

A FLIB 2025 fará homenagens a duas escritoras: Flora Egídio Thomé, sul-mato-grossense referência na educação e cultura, e Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de despejo e voz marcante da literatura brasileira do século XX.

Desde sua criação em 2015, a FLIB já reuniu mais de 25 mil pessoas, com participação de 125 autores regionais e 60 nacionais, além de uma programação que inclui oficinas, palestras e shows. A expectativa para 2025 é ampliar esse alcance e promover uma programação diversa e acessível, conectando diferentes públicos.

SOBRE O AUTOR

Foto de Odirley Deotti

Odirley Deotti

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

[newsletter]

LEIA