Exibição no Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande, celebra a trajetória do cineasta e educador, com foco na história da instalação de MS
Documentário “Onde Você Estava?” é lançado como homenagem ao professor Roberto Figueiredo
Foto: Divulgação

Clique e ouça a matéria

O docu­men­tá­rio “Onde Você Estava?”, diri­gi­do pelo pro­fes­sor Roberto Figueiredo, será lan­ça­do nes­ta quar­ta-fei­ra (18), às 19h, no Teatro Aracy Balabanian, em Campo Grande. A exi­bi­ção, que já esta­va pre­vis­ta, ganha um sig­ni­fi­ca­do espe­ci­al após o fale­ci­men­to de Figueiredo, ocor­ri­do na últi­ma sex­ta-fei­ra (13). A deci­são de man­ter a estreia como home­na­gem ao cine­as­ta e edu­ca­dor foi toma­da em con­jun­to pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), a FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e pelos fami­li­a­res do pro­fes­sor.

De acor­do com a pró-rei­to­ra de Graduação e Extensão da UCDB, Rubia Renata Marques, o lan­ça­men­to em 2024 era um dese­jo pes­so­al do pro­fes­sor, pois coin­ci­dia com os 45 anos da ins­ta­la­ção de Mato Grosso do Sul, em 1979. “O pro­fes­sor Roberto insis­tiu mui­to para que o docu­men­tá­rio fos­se exi­bi­do ain­da nes­te ano. Em con­ver­sa com a famí­lia Figueiredo, res­pei­ta­mos seu dese­jo e man­ti­ve­mos a data. A Fundação de Cultura via­bi­li­zou a mudan­ça do local para o Teatro Aracy Balabanian, garan­tin­do que o lan­ça­men­to ocor­res­se como ele sonhou”, afir­mou Rubia.

O docu­men­tá­rio traz depoi­men­tos de his­to­ri­a­do­res, jor­na­lis­tas, artis­tas e comer­ci­an­tes que viven­ci­a­ram os acon­te­ci­men­tos que mar­ca­ram a divi­são de Mato Grosso e a ins­ta­la­ção de Mato Grosso do Sul. A obra refle­te sobre a iden­ti­da­de cul­tu­ral do esta­do e os impac­tos des­sa mudan­ça his­tó­ri­ca sob dife­ren­tes pers­pec­ti­vas.

Em uma entre­vis­ta con­ce­di­da no últi­mo dia 11, Roberto Figueiredo com­par­ti­lhou a moti­va­ção pes­so­al para a cri­a­ção do docu­men­tá­rio. “Sempre quis enten­der os sen­ti­men­tos da popu­la­ção na épo­ca da ins­ta­la­ção de Mato Grosso do Sul. Eu, por exem­plo, mora­va em Três Lagoas e fazia facul­da­de, e tudo isso pare­cia mui­to dis­tan­te. Fomos pegos de sur­pre­sa, prin­ci­pal­men­te nós do inte­ri­or, que não sabía­mos nada sobre o movi­men­to sepa­ra­tis­ta ou a lei assi­na­da em 1977. Em 1979, a ins­ta­la­ção ofi­ci­al nos sur­pre­en­deu ain­da mais. Essa dúvi­da sem­pre per­ma­ne­ceu: de onde sur­giu essa ideia que se con­cre­ti­zou naque­le momen­to?”, expli­cou o dire­tor.

A obra é com­pos­ta por dez entre­vis­tas com per­so­na­li­da­des como Lenilde Ramos, Américo Calheiros, Marília Leite, Yara Penteado, Humberto Espíndola, Jonir Figueiredo, Gelásio Roque, Marisa Machado, Fausto Brites e Douglas Alves Silva. Cada depoi­men­to ofe­re­ce uma visão úni­ca sobre esse mar­co his­tó­ri­co, con­tri­buin­do para um regis­tro que vai além do sim­ples rela­to dos fatos.

A exi­bi­ção do docu­men­tá­rio se trans­for­ma tam­bém em um tri­bu­to à vida e ao lega­do de Roberto Figueiredo, que dedi­cou sua car­rei­ra à edu­ca­ção e à pre­ser­va­ção da memó­ria cul­tu­ral de Mato Grosso do Sul.

Serviço:

  • Lançamento do docu­men­tá­rio “Onde Você Estava?”
  • Data: 18 de dezem­bro de 2024
  • Horário: 19h
  • Local: Teatro Aracy Balabanian – Campo Grande

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA