Festival celebra 10 anos de história com ingresso solidário e premiação para os vencedores
Dez bandas disputam o título do Batalha de Bandas 2024
Foto: Marithê do Céu

Clique e ouça a matéria

O Batalha de Bandas, mai­or fes­ti­val de músi­ca auto­ral de Mato Grosso do Sul, cele­bra uma déca­da de his­tó­ria com uma gran­de final na pró­xi­ma sex­ta-fei­ra, 13 de dezem­bro, às 20h, no Blues Bar, em Campo Grande. Dez fina­lis­tas dis­pu­tam o títu­lo, repre­sen­tan­do a diver­si­da­de e ori­gi­na­li­da­de da cena musi­cal local.

Entre os con­cor­ren­tes, des­ta­ca-se a FRENEZI, ban­da de rock pro­gres­si­vo que retor­na após um hia­to de dois anos com a músi­ca “Mente Vazia”, abor­dan­do temas como indi­vi­du­a­lis­mo e supe­ra­ção. Formada por Ariel Keller, Vitor Alves e Guilherme Just, a ban­da pro­me­te uma apre­sen­ta­ção inten­sa e mar­can­te.

A Dona Nohrma, com seu reper­tó­rio de rock alter­na­ti­vo, indie e pop con­tem­po­râ­neo, tam­bém é uma das fina­lis­tas. O trio, com­pos­to por Sidi Freitas, Paulo Vitor e Diego Vilella, traz músi­cas auto­rais que tran­si­tam entre arran­jos ener­gé­ti­cos e intros­pec­ti­vos.

A atu­al cam­peã, Insana Corte, cele­bra 10 anos de car­rei­ra com uma pro­pos­ta úni­ca que mis­tu­ra rock com rit­mos regi­o­nais, como a pol­ca para­guaia. A ban­da ofe­re­ce um espe­tá­cu­lo visu­al e sono­ro que pro­me­te encan­tar o públi­co.

Outras ban­das que dis­pu­tam o títu­lo inclu­em o Projeto To’Kaya, que apos­ta na fusão de esti­los expe­ri­men­tais; a can­to­ra pop Dany Cristinne, com des­ta­que no cená­rio musi­cal sul-mato-gros­sen­se; e a ban­da Pra Namoradinha, que explo­ra a diver­si­da­de de rit­mos lati­no-ame­ri­ca­nos. O Balaio’S, com sua mis­tu­ra de MPB, hip hop, rap e R&B, e o Marolo, que leva reg­gae e rock para o pal­co, tam­bém bus­cam a vitó­ria.

No metal­co­re, a Head Down Sky Dive traz letras inten­sas e uma per­for­man­ce enér­gi­ca, enquan­to o gru­po REALEZA67 apos­ta no rap sul-mato-gros­sen­se, tra­zen­do uma men­sa­gem de resis­tên­cia e iden­ti­da­de local.

Dez bandas disputam o título do Batalha de Bandas 2024
Foto: Marithê do Céu

Para Ana Ostapenko, pro­du­to­ra do even­to, o fes­ti­val desem­pe­nha um papel fun­da­men­tal na valo­ri­za­ção da músi­ca auto­ral em Mato Grosso do Sul. “Este even­to é uma pla­ta­for­ma úni­ca para artis­tas locais se conec­ta­rem com o públi­co e expan­di­rem seus hori­zon­tes, além de ser uma gran­de cele­bra­ção da cul­tu­ra sul-mato-gros­sen­se”, comen­ta.

A ban­da ven­ce­do­ra leva­rá como prê­mio a gra­va­ção de um DVD com qua­tro músi­cas, ensaio foto­grá­fi­co e 10 cami­se­tas per­so­na­li­za­das. O segun­do lugar ganha­rá a gra­va­ção de um sin­gle e a esco­lha entre um ensaio foto­grá­fi­co ou a gra­va­ção de um cli­pe, enquan­to o ter­cei­ro lugar tam­bém será pre­mi­a­do com a gra­va­ção de um sin­gle. A “Banda da Galera”, elei­ta pelo públi­co, ganha­rá a gra­va­ção de um cli­pe.

Os ingres­sos já estão dis­po­ní­veis no site Sympla, com uma con­di­ção espe­ci­al de meia entra­da: bas­ta entre­gar um brin­que­do novo ou usa­do em bom esta­do.

SOBRE O AUTOR

Picture of Odirley Deotty

Odirley Deotty

Odirley Deotti é jornalista, escritor, designer gráfico e chefe de redação do Guia MS Notícias.

Que tal assinar nossa Newsletter e ficar por dentro das novidades?

LEIA