Campo Grande recebe, de 19 de outubro a 7 de novembro, a primeira etapa da quinta edição da Mostra Cerrado Abierto – 5ª Mostra de Danças Contemporâneas, com o projeto Coisa Corpo Matéria, da Selvática Ações Artísticas. O evento gratuito integra a Funarte Rede das Artes/Programa de Difusão Nacional, reunindo artistas de todas as regiões do Brasil em performances, exposições e atividades formativas.
O projeto Coisa Corpo Matéria é um recorte curatorial da quarta edição do CORPOMEIOLÍNGUA e se concentra no hibridismo e na experimentação corporal. Com obras que mesclam corpo e espaço, as apresentações exploram vestígios, rastros e reverberações do movimento, criando experiências sensoriais e reflexivas para o público.
A programação inclui dez obras que combinam ativações performáticas e exposições permanentes. As performances acontecerão de 20 a 23 de outubro, a partir das 15 horas, na Plataforma Cultural, com artistas como Ana Reis (GO/RJ), Carla Ferraz (RJ), Francisco Mallmann (PR), Gabriel Machado (PR/RJ), iahra (RJ), Miro Spinelli (PR), Princesa Ricardo Marinelli (PR), Rafa Bqueer (PA/RJ), Ricardo Nolasco (PR/RJ) e Tiyê Macau (MA/CE/SP).
A abertura, marcada para 19 de outubro, terá festa com a DJ Carla Ferraz (RJ) e desfile performático Errar.Efeito, com Gabriela Mancine e Luan Figueiró (MS), às 19 horas. A exposição resultante das ativações permanecerá na Plataforma Cultural até 7 de novembro.
O projeto ainda oferece atividades formativas: a mesa de debates Coisa corpo matéria: corpo expandido, presença, ativação, em 22 de outubro, às 9 horas, na Hámor Livraria; a mini residência Práticas performativas em bando, de 24 a 26, na Ginga Espaço de Dança; e a oficina Conviver com, para adolescentes, nos dias 27 a 29.
A Mostra Cerrado Abierto, realizada pela Arado Cultural, é reconhecida como a principal mostra de danças contemporâneas de Mato Grosso do Sul e, desde 2016, promove intercâmbio artístico, processos pedagógicos e criação profissional. O evento é apoiado pelo programa Iberescena, Funarte e Governo Federal, e aposta na transversalidade entre linguagens artísticas para capacitação de profissionais e incentivo à pesquisa em dança contemporânea.
“Há um interesse contínuo por conhecer melhor as especificidades das danças contemporâneas e aproximar a criação artística de outras linguagens, já que a multilinguagem é característica do fazer da dança contemporânea”, ressalta Renata Leoni, da Arado Cultural.
A segunda etapa da mostra acontecerá de 13 a 16 de novembro, com nova programação e artistas.
Serviço:
Mostra: 5ª edição do Cerrado Abierto – Danças Contemporâneas
Projeto: Coisa Corpo Matéria
Datas: 19 de outubro a 7 de novembro
Local: Plataforma Cultural, Campo Grande (MS)
Informações: www.cerradoabierto.com.br | Instagram @aradocultural | Telefone: (67) 98115-6071